Com saudades do pai, a actriz angolana Aílsa Renata fez uma carta aberta para todos os progenitores e lembrou neste domingo, 24 de Novembro, do quanto o seu era presente e tinha o cuidado de demonstrar o amor e zelo que tinha pela filha.
Passados dois anos após o passamento físico do seu progenitor, Aílsa não esqueceu do quanto era amada e realçou a importância de ter uma figura paterna na vida de uma mulher.
“2 Anos sem Ti. Esta é uma carta aberta para todos os Pais. Esse senhor Lourenço Mendes Maria Da Conceição foi com certeza um dos melhores presentes que Deus poderia me ter dado nessa vida. (Deus deu-me um trio minha Mãe meu Pai e a minha avó). A importância de um bom pai na vida de uma mulher. Desde que nasci meu Pai me amou de forma prática não era um amor teórico do tipo (eu sou teu Pai então tu sabes que eu te amo) não, ele sempre fez questão de demonstrar esse amor nas suas atitudes diárias. Foi um pai que ajudou a nascer o amor-próprio da sua filha, um pai atento e presente (que faz questão de sentar e fazer as tarefas com a sua filha, que têm conversas desde criança, conversas sobre a vida que lhe vão ajudar a perceber que ela tem voz que o que ela pensa é importante)”, disse.
A profissional aconselhou ainda: “seja um pai amigo e mentor (mostre a sua filha as possibilidades que ela terá, olhe para ela perceba quais são essas qualidades, habilidades, talentos que ela tem, e incentiva, apoie, mostre a ela o valor do conhecimento, porém ensine coisas que nenhuma escola ensina, mostre a ela como sobreviver, (sobre ter plano B, C e D) ensina ela a voar e a pousar também, ensina a ela sobre coragem, porque ela vai precisar, a vida é dura e ela precisa ter força no espírito, atitude, e fé em Deus e nela mesma. Ela vai precisar de andar com um colete a prova de bala para enfrentar os testes que a vida irá apresentar, porém, segure a mão dela”.
Aílsa Renata acrescentou também na referida carta que um pai deve ensinar a filha a não se comparar as outras pessoas e falou da falta que sente do seu pai.
“Um pai amoroso, generoso e gentil (que vai ensinar como ela deve ser tratada, elogie a sua filha, faz ela nunca se comparar com ninguém, faz ela perceber que todo mundo é belo do jeito que é, que o mais importante está dentro de cada um, que ela tem de ter um olhar de carinho, admiração e respeito por ela mesma, que mais importante do que parecer, é ser! A Vida era mais bonita e feliz contigo. Você era o meu abrigo. Te levo comigo, meu melhor amigo. Não te ter, por perto é um castigo, mas eu sou eternamente grata porque Deus foi muito bom comigo!”, completou.