Quando um trabalho é elaborado com profissionalismo, certo carisma e entrega, os seus resultados se tornam marcantes para quem o consome e não só. Actrizes como Teresa Alexandre Victorino (Teresa), Raquel da Lomba (Dona Minerva), Vanda Pedro (Luena), Tânia Burity (Ofélia), Josefina dos Santos (Lembinha), Dicla Burity (Celina), Albertina Capitango (Única Filha), Lesliana Pereira (Rainha Njinga), são até hoje reconhecidas pelo público pelas personagens interpretadas.
Os telespectadores angolanos e amantes da arte, sempre acompanharam de próximo o trabalho destas actrizes, profissionais de renome que conseguem sempre encarnar bem as personagens que lhes são incumbidas, as mesmas conquistaram o carinho do público e marcaram a mente das pessoas para sempre.
Josefina dos Santos e Vanda Pedro, (Lembinha e Luena), que com vários episódios da série “Conversas no Quintal”, que tinha um teor humorístico, exibida há mais de 10 anos na TPA, são até hoje lembradas com amor pelos personagens que representaram.
Dicla Burity, ganhou um grande destaque após ser a protagonista principal da telenovela angolana “Reviravolta”, apresentada em 2002, com o personagem “Celina” que fazia par romântico com o actor Fredy Costa (João Jorge).
Raquel da Lomba, que também fez parte do elenco da novela angolana “Reviravolta”, marcou uma época da Televisão Pública de Angola e encantou a sociedade com a personagem (Dona Minerva), uma mulher com o temperamento ‘alto’ que algumas mulheres na época se identificavam.
Teresa Alexandre Victorino, deu vida à terrível personagem da telenovela “Reviravolta”, (Teresa) a vilã mais misteriosa e aparentemente ingénua de todos os tempos.
Albertina Capitango, é conhecida no dia-a-dia como a “Única Filha”, por ser uma das personagens principais da telenovela com o mesmo nome.
Lesliana Pereira, em 2013 deu vida a eterna “Rainha Jinga Mbandi”, descrita como uma mulher forte, destemida e inteligente, enquanto princesa até a sua ascensão ao poder, após a morte do seu pai, Ngola Kiluanji.
Tânia Burity, que já deu vida a várias personagens em novelas e peças teatrais, ficou na história e memória dos angolanos, ao interpretar (Ofélia Voss), na novela angolana “Windeck”, uma mulher ambiciosa que vive de aparências.