Estudante angolano Mateus Esteita convidado a participar no encontro anual com o Presidente da Repúblia de Baskortostan


O estudante angolano Mateus Esteita, participou recentemente de um programa de constatação dos problemas sócio-económicos e sócio-políticos da região, realizado anualmente e denominado “Conversa com o Presidente de Bascortostão”, que é transmitido em direto pelas cadeias televisivas locais e russas.

Entre os vários convidados a fazer parte deste encontro no congresso, esteve o angolano em representação dos estudantes estrangeiros naquela República. Em conversa mantida com o AngoRussia, Mateus frisou que foi uma experiência incrível, onde os cidadãos tiveram a oportunidade de apresentar as suas inquietações e problemas por vídeo chamada ou mensagens que mandavam em direto ao presidente.

“Eu tive o prazer de fazer 1 pergunta ao presidente e apresentar algumas inquietações dos estudantes estrangeiros, depois trocamos algumas impressões por alguns minutos e foi muito bom. Devemos experimentar esse tipo de encontros no nosso país, onde os cidadãos poderão apresentar as suas inquietações direitamente ao titular executivo”.

Importa referir que não é a primeira vez que o angolano, Mateus Esteita, mantém encontro com chefes de estados na Rússia, em 2015, trabalhou como voluntário no fórum da Brics onde também manteve contacto com os presidentes da Rússia, Brasil e África do Sul. Em 2017 foi eleito estudante estrangeiro do ano na Rússia e
actualmente tem recebido propostas de emprego na Rússia mas afirma que pretende abraçar um desafio profissional em Angola.

A República de Bascortostan é uma região localizada na parte sul dos Urais na Rússia e é um dos maiores centros industriais da Rússia. As actividades industriais mais importantes são o processamento químico e o refinamento de petróleo. Bascortostão processa mais petróleo no país do que qualquer outra região, cerca de 26 milhões de toneladas por ano.

Exit mobile version