Orgulho e Paixão é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo, com previsão de estreia para 20 de Março do corrente ano, substituindo Tempo de Amar. A trama conta com os actores Nathalia Dill, Thiago Lacerda, Vera Holtz, Tato Gabus Mendes, Pâmela Tomé, Chandelly Braz, Anajú Dorigon, Bruna Griphao, Agatha Moreira, Gabriela Duarte e Alessandra Negrini no elenco principal.
A construção do amor a partir de encontros e desencontros conduz a trama de ‘Orgulho e Paixão’, que tem os seus personagens livremente inspirados no universo da escritora inglesa Jane Austen. Romântica e bem-humorada, tem lugar no fictício Vale do Café, no início do século XX. No vilarejo voltado para a agricultura e a comercialização do “ouro verde”, vivem as famílias ricas, donas das fazendas de café, os trabalhadores e aqueles que lutam para não perder tudo que têm.
A história mostra questões relacionadas com os costumes da época, como o valor do casamento na sociedade, o universo feminino e suas possibilidades, e também a crise da economia cafeeira do início do século XX. Numa sociedade em que o casamento é visto como o único futuro possível para uma jovem de boa família, Ofélia Benedito (Vera Holtz) tem muitos motivos para se preocupar. Na verdade, cinco: Elisabeta (Nathalia Dill), Mariana (Chandelly Braz), Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon) e Lídia (Bruna Griphão). Apesar da reprovação do marido, Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes), a matriarca é capaz de fazer malabarismos e trapalhadas na procura por um bom partido para as suas filhas. Quem não se encaixa nos padrões impostos pela mãe é Elisabeta. A jovem libertária e cheia de sonhos tem uma ousadia natural, capaz de encantar ou afastar um possível pretendente.
Com o desejo de conquistar o mundo, Elisabeta entra em conflito consigo mesma ao conhecer Darcy (Thiago Lacerda), um homem de carácter admirável e com posição social totalmente oposta à sua. Rico e aristocrata, ele desperta nela uma paixão arrebatadora, que a faz temer o seu próprio destino, já que não se imagina casada, como todas as mulheres da sua época. Darcy, por sua vez, vê-se desafiado pela sua forte presença, que o faz questionar os seus preceitos tradicionalistas. O curso do relacionamento de Elizabeta e Darcy poderá ser decidido quando ele superar seu orgulho e ela se deixar levar pela paixão.
Orgulho e Paixão é a 91ª “novela das seis” exibida pela emissora. Escrita por Marcos Bernstein, livremente inspirado nos romances Razão e Sensibilidade (1811), Orgulho e Preconceito (1813), Emma (1815), A Abadia de Northanger (1818) e Lady Susan(1871) da escritora inglesa Jane Austen, com colaboração de Victor Atherino, Juliana Peres e Giovana Moraes, conta com a direcção de Alexandre Klemperer, Allan Fiterman, Bia Coelho e Hugo de Sousa, sob direcção geral e artística de Fred Mayrink.