O cantor e compositor angolano, Elias Dya Kimuezu, apelou nesta quarta-feira (7), em Luanda, aos jovens a continuarem a fazer projectos que visam desenvolver a música nacional, assim como para que a mesma tenha um maior crescimento e dinâmica.
O músico que falava na habitual “maka a quarta-feira”, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), afirmou que a sua geração já deu o seu contributo para o crescimento da música nacional, cabendo agora aos jovens cumprirem o seu papel para que a mesma atinja outros patamares a nível internacional.
O compositor referiu que a sua música foi feita num contexto difícil em que o país se encontrava mas que, mesmo assim, os músicos da sua época não deixaram de dar o seu contributo na divulgação da cultura angolana.
Elias Dya Kimuezu anunciou que teve muita dificuldade em cantar os seus temas na época colonial, “porque eram interpretadas em língua nacional kimbundu que não era permitido pelos portugueses, já que era considerada língua para cães”.
Na ocasião, a juventude foi exortada a ter orgulho em cantar em línguas nacionais, porque com esta atitude contribuem para o reforço da identificação cultural fora do país e para a sua preservação.