Dom Caetano considera merecida homenagem a Mito Gaspar


O músico angolano Dom Caetano considerou hoje, em Malanje, merecida a homenagem que o artista Mito Gaspar será alvo sábado, por ocasião da consagração do Top dos Mais Queridos edição 2014.

 Dom Caetano

Segundo Dom Caetano, a iniciativa da Rádio Nacional é louvável, uma vez que o cantor Mito Gaspar deu e tem dado um grande contributo ao desenvolvimento da música angolana.

Augurou que com essa homenagem, melhores dias virão para o artista e para a província de Malanje, rumo ao engrandecimento e fortalecimento da cultura nacional.

Por sua vez a professora e fundadora do grupo musical as Gingas do Maculusso, Rosa Roque, enalteceu as qualidades artísticas de Mito Gaspar, como um potencial considerável que lhe permite cantar em língua nacional Kimbundu.

“Congratulo-me muito em saber que o Mito será homenageado na gala de consagração do Top dos Mais Queridos, porque o que ele canta é forte, é serio e tem qualidade”, sublinhou.

A homenagem a Mito Gaspar visa o reconhecimento do seu contributo em prol do engrandecimento da música angolana e pelos feitos no domínio cultural.

Mito Gaspar é detentor das canções “Hassa”, integrada numa colectânea organizada pela francesa Ariel Bigault e “Wadya”, “Kizuwa ni kizuwa”, “Tanaku”, “Tululukenu”, “Kibuka kya moma”, “Pambu ya ngila”, “Kandanda” e “Jipangue”, alinhadas no CD, “Pambu ya njila”.

O evento vai também homenagear a Marimba, instrumento musical tradicional, tido como um ícone da cultura nacional e de referência internacional.

A gala de consagração do Top  vai decorrer no pavilhão Palanca Negra Gigante, com a capacidade para três mil pessoas.

O Top dos Mais Queridos é uma gala promovida anualmente pela Rádio Nacional de Angola, para a escolha da música mais ouvida, por meio de votos em todo o país. A primeira edição aconteceu em 1982, consagrando como vencedor o músico Pedrito, que é também o recordista, com três conquistas (1982, 1984 e 1986).

A edição de 2013 foi ganha pelo artista Matias Damásio, com a música intitulada “Kuanza Burro”, seguido do Anselmo Ralph, e o grupo os Kiezos em terceiro lugar.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. bem merecido, o premio top dos mais queridos 2014, afinal de contas e so quando se realizam eventos como estes de que a cultura angolana tambem existe, e que afinal vale apena ser angolano, mais para falar do cantor homenageado o kota mito gaspar que deixou no ar varios subsidies, com relacao a valorizacao, da nossa musica, diria eu que afinal de contas passam os homens mais permanecem os seus feitos, e se assim proceder mos ouvindo os concelhos destes grandes monstrous da musica angolana, nos poderemos ainda se tornar mais fortes em termos de composicoes musicais, quem sabe um dia nao chegamos la se de facto dermos mais valor a tudo aquilo que e nosso, e nos tornarmos nos melhores compositors musicais, em Africa.