A direcção provincial do Zaire da cultura vai homenagear neste sábado (8), em Mbanza Congo, à título póstumo, o artista e compositor angolano Alberto Teta Lando, em reconhecimento ao seu contributo a cultura nacional.
Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe de departamento de artes e acção cultural da direcção da Cultura, Miguel Massala, disse que o organismo promoverá um show no Cine Clube com a participação de 15 artistas e uma banda, durante o qual serão interpretados alguns trechos musicais do artista que morreu em Julho de 2008.
Considerou a homenagem a Teta Lando como um momento significativo que servirá para lembrar a brilhante carreira deste artista que é considerado como um dos ícones do music-hall angolano.
Alberto Teta Lando nasceu a 2 de Junho de 1948 em Mbanza Congo, capital da província do Zaire. Em vida desempenhou as funções de presidente da União Nacional de Artistas e Compositores (UNAC).
Entre os seus sucessos constam músicas como “Kinguibanza”, cantada em 1964 em língua nacional Kimbundu, “Um Assobio Meu”, “Negra de Carapinha Dura”, “Angolano Segue em Frente”, “Reunir”, “Eu Vou Voltar”, “Tata Nkento”, entre outras.