O músico angolano Coréon Dú brindou com um espectáculo ao vivo todos os fãs e admiradores que se deslocaram à Praça da Independência hoje (domingo), para adquirir o mais recente disco do artista, intitulado “Binario”.
Coréon Dú subiu ao palco, montado no local para o efeito, ao princípio da tarde, sete horas após ter começado a sessão de vendas do disco que, contrariamente ao habitual, não foi acompanhado da tradicional sessão de autógrafos, pois ao CD está anexado um postal previamente autografado pelo artista.
“Já participei em algumas sessões de autógrafos em que nem todo o mundo conseguiu o CD autografado. O que fiz, então, e para se evitar este problema, foi criar o postal autografado que vem com a compra do CD”, justificou o artista durante a conferência de imprensa, realizada logo a seguir ao show.
Durante cerca de dez minutos em palco, Coréon Dú interagiu com a plateia que o acompanhou e aplaudiu a interpretação de duas faixas musicais apresentadas no momento, dentre elas a já conhecida Bailando Kizomba.
“A apresentação que fiz cá foi, de certa forma, um agradecimento ao público, pelo apoio que me tem dado ao longo dos últimos quatro anos. E por terem apoiado também este novo projecto”, clarificou.
Sobre a eventual apresentação do Binario a outros pontos do país, o artista disse que espera por convites, pois sempre que isso acontece é “muito bem recebido”.
“Felizmente tenho recebido convites e tenho sido muito bem recebido sempre que vou a outras províncias fora de Luanda. Espero voltar em breve”, disse.
Durante a concorrida conferência de imprensa, Coréon Dú avaliou também o processo de internacionalização da sua carreira, sublinhando que o seu trabalho está a ser reconhecido no México, nos Estados Unidos da América e na Espanha.
“Sei que em França também já comecei a tocar. Recebo este retorno por intermédio de algumas pessoas nas redes sociais. Deixa-me feliz o facto de poder compartilhar um pouco da cultura angolana com todos estes países”, enfatizou.
Em resumo do seu trabalho neste ano que agora termina, Coréon Dú considero-lo de positiva.” Foi um ano de muitas bênçãos a nível profissional”, realçou e prometeu trabalhar mais pois, segundo o cantor, o mais importante é isso (o trabalho) acompanhado de dedicação.
Sobre as perspectivas para 2015, o músico nada adiantou, afirmando que vai utilizar as redes sócias para manter o público actualizado.
O álbum Binario contém 12 músicas e está a ser lançado quatro anos após Coréon Dú ter-se estreado no mercado musical nacional com o disco The Coréon Experiment (2010). No trabalho mais recente, Coréon Dú contou com os préstimos de artistas como Carlinhos Brawn, Cláudia Brant, Fernando Osório, Lady V, Pretinho da Serrinha, Márcio Victor, Gabriel Moura e Roger.
Desde a apresentação do seu primeiro disco (em 2010), Coréon Dú tem vindo a somar popularidade e alargar o leque de admiradores em Angola e em países europeus e da América Latina que se identificam nas misturas de ritmos com influências no jazz, rock e bossa nova.
O seu álbum de remixes The WeDú Experiment rendeu-lhe elogios na edição 2014 do Angola Music Award e um prémio no Top Rádio Luanda pelo vídeo Love Explosion.