Coréon Dú quebra o silêncio e manifestou na tarde deste feriado o seu descontentamento com a retirada “temporária” da telenovela “Jikulumessu” da programação na televisão publica de Angola e agradeceu também o apoio que tem recebido dos fãs da trama.
Coréon Dú, escolheu sua conta pessoal do “Instagram” para deixar algumas palavras de agradecimento pela força que tem recebido do público.
“Fiquei muito sensibilizado ao ver esta imagem nas redes sociais Muito Obrigado a todos aqueles fãs da “Jikulumessu” e apreciadores dos projectos da Semba Comunicação que me tem enviado mensagens de apoio e encorajamento face a decisão da Televisão Publica de Angola (TPA) de retirar a telenovela do ar.
“Sinto-me feliz e motivado em saber que tal como eu, vocês acreditem na expressão artística e no valor dos projectos que desenvolvemos para enaltecer o talento, profissionalismo e capacidade de vários artistas e criativos Angolanos e não só.Como cidadão acredito na convivência harmoniosa, onde a minha liberdade pessoal e profissional não pode de modo algum infringir sobre a liberdade de terceiros.
Projectos artísticos desta natureza tem como objectivo o lazer , mas também devem gerar dialogo e debate de forma salutar. Felizmente eu e a minha equipa somos sensíveis as inquietações e opiniões dos consumidores dos produtos que produzimos. Foi por esta razão que humildemente reconhecemos que a nossa abordagem dos temas debatidos na telenovela como: a violência juvenil, consume de estupefacientes, delinquência, corrupção, poligamia, homossexualidade e a prostituição , poderá em algum momento ter ferido algumas sensibilidades.
Evidentemente que fiquei entristecido pela forma como foi cometido o acto de censura que o projecto sofreu pelo órgão que emite a telenovela, independentemente da sua eventual motivação . Por este motivo humildemente deixamos a nossa abertura como produtora da novela para fazer correções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em Jikulumessu mantém o valor pedagógico inicialmente pretendido.
Fico muito feliz em saber que muitos de vocês apoiam o projecto e tal como todo o elenco e equipa de produção da telenovela aguardamos pela possibilidade do mesmo voltar ao ar”.
Vários meios de comunicação internacionais, incluindo a BBC e o Globo falam sobre a censura feita pela TPA a novela.
0 Comentário