Simpático e extremamente sociável, Borges Makende Biqui Macula, ou simplesmente Borges Mucula o ”Joel Kapala” da novela “Jikulumessu”, é além de actor, apresentador de TV. Mesmo com a agenda lotada e sem espaço nem para descansar, Borges Mucula ainda assim encontrou algum tempinho para uma conversa animada com a Angorussia.
Natural o Uíge, o actor de 29 anos revelou em entrevista a AngoRussia que é um homem “caseiro” que gosta de trabalhar, Borges considera o convite para estrelar a nova novela “Jikulumessu” da Semba Comunicação um dos momentos mais marcante da sua carreira no mundo da dramaturgia.
AngoRussia: Que momento da sua carreira como actor o marcou e porquê?
Borges Mucula: Quando recebi o convite para gravar “Jikulumessu”. Não esperava porque Angola tem muito talento. Os castings foram realizados em muitos países. Eu fui escolhido porque penso que deram crédito ao meu profissionalismo.
AR: Acha que o publico recebeu de forma positiva o teu personagem ?
B.C: Sim!!! É só vermos o feedback na página oficial da novela “Jikulumessu” no Facebook.
Questionado se tem alguma coisa em comum com o personagem que interpreta Joel Kapala que deixou a sua terra natal e seguiu para Luanda em busca de melhores condições de vida, mas posto em Luanda o jovem se deparou com vários problemas e foi “obrigado” a viajar para Nova Iorque de onde regressou um empresário bem sucedido disposto a reconquistar o tempo perdido, o actor respondeu positivamente, segundo o que revelou a AngoRussia, sua história de vida se confundi com a do seu personagem.
“Sim!!! Somos ambos lutadores, eu saí do Uíge para Luanda e aqui comecei a realizar meus sonhos, e um deles já é visto…Sou um actor que as pessoas conhecem, mas não basta. Quero muito mais.”, disse.
AR: O que ainda se pode esperar do personagem Joel em Jikulumessu?
B.C: Assistam a novela e saberão.. (risos).
AR: Segundo pesquisa feita pelo AngoRussia, “Jikulumessu” conseguiu conquistar mais de 85 % dos apreciadores de novela na sua semana de estreia. Para si, a que se deve essa aceitação ?
B.C: Seriedade da Semba Comunicação. A melhor produtora de telenovelas de África. A Semba trabalha com profundidade e eficiência quando o assunto é artes cénicas (novelas). Em pouco tempo “conquistou” o mundo.
Com mais de 4 novelas no currículo, nomeadamente “Sede de Viver”, “Entre o Crime e a Paixão”, “Minha Terra Minha Mãe”, “Windeck”, e actualmente na pele do empresário Joel Kapala em “Jikulumessu”, Borges revelou que após a sua aparição na novela “Minha Terra Minha Mãe” onde foi o actor principal, tornou-se mais conhecido e a sua vida mudou, começou a receber mais convites como foi o caso para ser apresentador da TPA.
AR: Tornou-se mais conhecido após a sua aparição na novela “Minha Terra Minha Mãe”, isso mudou a sua vida?
B.C: Com certeza. Os convites foram surgindo, o meu trabalho na TPA como apresentador é um exemplo. Agradeço a TPA, minha segunda casa, Acelio Lambertine meu segundo pai, Renato Gutler, Hélder Barber o PCA da televisão pública de Angola e Alberto Xavier.
AR: Para além da ficção tem alguma outra paixão?
B.C: Tenciono em vir a ser professor universitário e escritor.
AR: O que gosta de fazer nos tempos livres ?
B.C: Ler, ver tv, dormir,traçar planos.
AR: Tem algum actor em Angola ou no mundo que gosta de ver em cena ?
B.C: O norte-americano Denzel Washington e Raul do Rosário.
AR: Como foi a sua infância?
B.C: De lutas…e de vitórias.
AR: Que planos tem para o futuro?
B.C: Fazer a tese de licenciatura em Química, mestrado, família, trabalhar muito em representação.
AR: Considera-se um homem realizado?
B.C: Ainda não!!!
Raio X (perguntas rápidas)
Prato Preferido: Funge com feijão, quizaca e peixe seco frito.
Um Homem: Meu pai
Perfume: M7
Tem filhos: Não
Um lugar: Minha casa, beira mar
Último livro que leu: Siga-me de David Plat
Uma cor: Branca
Um Artista: Raul do Rosário
Uma música: Beijo por beijo
Uma novela: Jikulumessu