A cantora Ariovalda Eulália Gabriel, mais conhecida por Ary, foi convidada a testemunhar a tomada do novo Presidente da República eleito, João Manuel Gonçalves Lourenço, prevista para esta manhã, na Praça da República, em Luanda.
Ary fará parte da lista das 40 mil pessoas que testemunharão o empossamento de João Manuel Gonçalves Lourenço e Bornito de Sousa como Presidente e Vice-presidente, respectivamente em cerimonia a decorrer na manhã desta terça-feira (26), na Praça da República, em Luanda.
O acto sera brindado com a actuação ja confirmada de alguns artistas, destaque para a presença do maliano Salif Keita.
A cerimónia solene deve assinalar também o final do mandato do Presidente da República cessante, José Eduardo dos Santos, no cargo desde 1979.
Para o acto, estão convidados vários Chefes-de-Estado e de governos de países amigos de Angola, que se tornou independente em 1975, sob liderança de António Agostinho Neto.
O mandato do primeiro Presidente da República foi até 1979.
Seguiu-se o Presidente José Eduardo dos Santos, que entre 1979 e 2017 conduziu as políticas do Estado e levou os angolanos rumo à manutenção da soberania.
No seu mandato de 38 anos, levou o país à democratização e estabilidade política.
Será esta estabilidade que deixa hoje, terça-feira, nas mãos de João Manuel Gonçalves Lourenço, vencedor das eleições gerais de 23 de Agosto último, pela lista do MPLA.
O Presidente da República eleito “herda” um país com desafios prementes, sendo a recuperação da economia, diversificação das fontes de receita, a consolidação da paz e da democracia alguns dos principais.