Bem humorado, dono de uma invejável, o consagrado actor brasileiro Humberto Martins, falou em entrevista ao AngoRussia sobre o seu personagem (Germano) na novela da tv Globo “Totalmente Demais” de autoria de Rosane Svartman e Paulo Halm.
Na pele do empresário Germano, Humberto Martins revelou que a experiência de gravar na Austrália foi única. “Foi maravilhoso! Jamais imaginei que fosse gravar na Austrália. Tem uma coisa similar com o Brasil. É um povo muito tranquilo, com lugares maravilhosos, paradisíacos.”
AngoRussia: Porque é que foram até a Austrália no início da novela?
Humberto Martins: O pretexto é uma fotografia com uma modelo para o lançamento de um novo produto que é também uma parceria entre duas empresas: a “Totalmente Demais”, que é a revista dirigida pela Carolina (Juliana Paes), e que quer muito esse patrocínio da Bastille, a empresa de Germano, interpretado por mim. Junto vai também a Lili, minha mulher (Viviane Pasmanter) que é na verdade a dona da empresa, e o Arthur (Fábio Assunção), na qualidade de dono da agência de modelos Excalibur. Esse trio de parceiros vai então até a Austrália para fazer a fotografia de lançamento de uma nova linha de maquiagem.
AR: Humberto entende alguma coisa sobre moda, cosméticos, ou precisou aprender?
HM: Não entendia nada! Mas fiz uma incursão numa fábrica de cosméticos e passei a entender um pouquinho mais.
AR: Como descreverias o seu personagem, Germano?
HM: O Germano é vilão e mocinho ao mesmo tempo. É um ser humano que erra, mas sem intenção. Erra por acontecimentos que o levam a isso. Tem momentos em que o público vai achar graça no Germano e outros em que vai sentir raiva. Às vezes vai sentir-se seduzido e, outras, vai rejeitá-lo. É um personagem bem complexo.
AR: E como se constrói um personagem de um homem tão complexo e ao mesmo tempo tão normal?
HM: O texto está muito bem escrito e isso facilita muito porque te joga numa linha de raciocínio. Depois, o diretor dá o tom. O tema e o horário da novela dão a consciência do tipo de trabalho, que é uma comédia romântica. Unindo tudo isso se acha uma forma de fazer.
AR: Além disso, usa algum outro recurso?
HM: Quando estou a fazer um personagem eu sempre procuro me rodear de pessoas que vivam no mesmo universo, inclusive nos meus tempos livres. No caso do Germano, procurei jogar mais golf, o que me permite ter um nicho de observação de empresários, de pessoa que tem um nível sócio econômico mais elevado e que tem toda uma forma diferenciada de se comportar, mais formal, mais empresarial. Mas o Germano vem de uma origem humilde, é um cara que trabalhou muito para pagar a sua faculdade de química, e ali conheceu a Lili, com quem viria a casar, e que era herdeira da firma. Ele sabe que foi bem-sucedido por uma tacada do destino.
AR: Bem-sucedido, mas com uma vida bem atribulada. Como é esse casamento?
HM: O casamento dele com a Lili já teve tudo de bom, toda a felicidade do mundo, até que há dois anos eles perderam uma filha de uma forma trágica. A mulher fica num luto profundo e ele começa a escorregar e a procurar outras mulheres.
AR: A aproximação de Germano a Carolina (Juliana Paes), é amor?
HM: É, ele fica aberto e começa a se encantar com a Carolina. Na verdade, ele fica louco com ela. Ele entende que ela não tem ninguém, que é desimpedida, só que não é bem assim. Ela tem alguém sim, o Arthur (Fábio Assunção). O Germano fica a saber, mas mesmo assim não desiste. Até por interesse de negócio, ela acaba por fazer o jogo dele e ele usa essa força que tem para jogar com ela.
AR: O seu casamento com a Lili, e o retomar de uma parceria antiga com a Viviane Pasmanter. Como foi esse reencontro?
HM: Eu fiquei muito feliz quando soube porque a Viviane é uma grande parceira, juntos já fizemos novelas muito boas como ‘Uga Uga’, e ‘Mulheres de Areia’. Passados esses anos a parceria só melhora. A gente se ajuda muito em detalhes de cena que acabam por ajudar também o público a ter um melhor entendimento da história.
A novela conta a historia da redacção de uma revista feminina e de todo o universo que a envolve. Aborda a humildade de quem aprende desde cedo a se desenrascar sozinho. ‘Totalmente Demais’, é uma comédia romântica repleta de poesia, histórias de superação e transformação. Como se de um conto de fadas moderno se trata-se, a esperança é a base de tudo, e é acreditando nela que os personagens conseguem transformar os seus sonhos em realidade, sejam eles amorosos, profissionais, familiares ou financeiros.