O basquetebolista angolano Yanick Moreira, que representou na última temporada os SMU Mustangs, na primeira liga de basquetebol de França, está entre os seleccionados para testar nos Toronto Raptors da NBA, equipa que chegou a fase final dos Playoffs deste ano nos jogos da Summer League.
Único africano no plantel, Yanick (2 metros e 11 cm) foi eleito num grupo onde o destaque recai para o poste australiano Jakob Poelt (2.13 metros), saído recentemente do Draft, de acordo com o técnico da equipa de desenvolvimento dos Toronton, Jama Mahlalel.
Depois de ter passado pelos campeonatos francês e espanhol, o poste procura pelo segundo ano consecutivo por uma vaga na liga mais competitiva do mundo na formação canadiana, onde já esteve o angolano Carlos Morais em testes na equipa principal, mas sem sucesso.
Tendo em conta a sua pretensão de entrar para NBA, Yanick abdicou a selecção nacional que vai competir no torneio pré-olímpico da Sérvia, de 4 a 10 deste mês.
A Summer League será disputada por 24 equipas, tendo a primeira fase, de 8 a 12 de Julho, três eliminatórias. A fase decisiva vai decorrer de 13 a 18 do mesmo mês, onde vai se encontrar o campeão.
Os Toronton Raptors, participantes no evento em 2006, 2008, 2010, 2012 e 2015, vão defrontar este ano na primeira preliminar, dia 8, os Sacramento Kings.
A Orlando Pro Summer League (Liga de Verão Profissional de Orlando) é uma liga de basquetebol profissional dirigida pelo clube da NBA Orlando Magic nos Estados Unidos verão logo após ao NBA contratações. Yannick tem agora uma grande oportunidade de ficar na liga mais competitiva do Basquetebol mundial e dar uma resposta positiva após exclusão da última convocatória da selecção nacional.