O médio de 35 anos convocou entrevista coletiva na capital da Catalunha e verbalizou o que os torcedores blaugranas talvez nunca quisessem ouvir: depois de 17 anos vestindo a camisa azul-grená e dominando o círculo central do Camp Nou, deixará o Barcelona ao fim desta temporada. O destino? O Al-Sadd, do Qatar.
“É uma decisão definitiva e não foi fácil tomá-la”, declarou Xavi, visivelmente emocionado. “Conversei com minha família e entendi que este é o momento ideal para ir embora. Fiz bem em optar por ficar nesta temporada sobretudo depois dos êxitos que estamos alcançando, mas esta é a hora de eu caminhar. Ainda me sinto útil e importante, mas o momento, agora, é de trocar de ares”, declarou o atleta, que tem contrato até junho.
A decisão já estava tomada há uns meses pelo jogador tendo como destino o Qatar. Mas nas últimas semanas os catalães apresentaram uma proposta de renovação ao jogador que o fez pensar.
“Tomei a decisão há uns meses. O clube ofereceu-me uma proposta de renovação nas últimas semanas que me fez pensar muito, mas é o momento de ir-me”, acrescentou.
Xavi recorda que “são praticamente 25 anos de Barcelona”, e que por isso tem “um sentimento muito forte por esta casa”, considerando-o como “o melhor clube do mundo”.
Até final da temporada, a equipa catalã tem a possibilidade de conquistar a Taça do Rei e a Liga dos Campeões. Xavi garante quer dizer adeus com um triplete.
“Realmente seria uma despedida memorável. Temos de nos centrar nas finais e ganhá-las. Já conseguimos uma liga que era a competição mais justa e mais especial. Espero desfrutar cada momento até final”, afirmou.
Mas isso é algo para se pensar depois do adeus. O importante, agora, é que Xavi se despeça do Barcelona. O veterano, afinal, é o jogador que mais vestiu a camisa azul-grená em partidas oficiais na história (764) e, ao lado de Casillas, o que mais entrou em campo na Liga dos Campeões da Europa (150 vezes). Em 17 anos no Barça, Xavi fez 85 gols, conquistou 23 títulos, e, com exceção da Copa do Rei de 2005/06, jogou todas as competições que o clube disputou. Um monstro de regularidade. Uma lenda do clube mais vencedor dos últimos anos no futebol mundial.