Depois de ter dito que Manuel Neuer deveria receber a Bola de Ouro de 2014, Xabi Alonso reconheceu que Cristiano Ronaldo também merece o galardão.
Ao citar Manuel Neuer como o melhor goleiro com quem já jogou e merecedor da Bola de Ouro neste ano, Xabi Alonso levantou a fúria da imprensa de Madri, uma vez que dois dos maiores ícones do atual elenco do Real, Cristiano Ronaldo e Iker Casillas, acabavam criticados indiretamente pelo ex-companheiro. E o saber da repercussão, o espanhol teria entrado em contato com o português, para esclarecer sua declaração, de acordo com a rádio “Cadena Cope”.
O programa “El Partido de las 12” afirmou que Xabi Alonso ligou para o luso para pedir desculpas, caso ele tenha se sentindo ofendido. O espanhol teria afirmado que, na verdade, quis dizer que, na sua opinião, o vencedor da Bola de Ouro deveria ser um alemão ou o próprio Cristiano. O camisa 7 merengue teria reagido com naturalidade, dizendo que não havia problema.
Em declarações ao Daily Mail o espanhol disse, “O Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas seria justo que o Neuer ou qualquer outro jogador alemão ganhasse o prémio, uma vez que são os campeões do mundo. Obviamente que o Cristiano pode ganhá-la de novo, pois fez uma temporada muito boa e ganhou a Liga dos Campeões.”
Depois de afirmar que Manuel Neuer é o melhor guarda-redes com que já jogou, Xabi Alonso teve ainda palavras de apreço para com o ex-colega de equipa e companheiro de seleção Iker Casillas, destacando importância do capitão da seleção espanhola nas conquistas alcançadas em 2008, 2010 e 2012.
“Tivemos uma coluna vertebral muito forte. Na defesa, começando pelo Iker e passando pelo Carles Puyol ou o Sérgio Ramos. No meio campo tínhamos Silva, Iniesta o Xavi e no ataque tínhamos o Villa e o Torres”, concluiu.
O médio falou ainda na sua decisão em trocar o Real Madrid pelo Bayern Munique, afirmando que sentiu que o trabalho no clube estava feito, após a vitória na Liga dos Campeões.