Walter Lobão conquista medalha de bronze na Itália


Mesmo limitado fisicamente, devido a uma lesão no joelho esquerdo, o angolano Walter Faustino, vice-campeão do mundo de Jiu-Jitsu, na categoria de 82 quilos, conquistou na tarde desta sexta-feira (4), uma medalha de bronze no “Roma International Open”, entre 28 atletas.

Walter Lobão como também é conhecido, acabou por cumprir um dos seus principais objectivos na Itália, que era subir ao pódio. Confirmou-se os receios do atleta, com relação as dificuldades que iria encontrar, sobretudo pelo facto de ter estado três meses sem competir. Depois de vencer 3 lutas e de estar a ganhar a 4ª, Walter ressentiu da lesão no joelho esquerdo, mas isso não impediu o campeão de estrear-se com uma medalha na faixa roxa.

Como sempre, Lobão agradeceu aos familiares, aos patrocinadores e não deixou de agradecer também a comunidade angolana em Roma pelo apoio.

Agradecer à Deus, ao Lobão, à minha família, aos meus agentes, à comunidade angolana em Roma que esteve em peso, aos meus Mestres (AZ, Sérgio Lourenço, Wander Braga e Regis Lima), aos meus colegas da Gracie Angola, aos meus rapazes Matilha BJJ Angola. Aos patrocinadores Governo de Angola, JAM Lounge e Okukola”.

O atleta dedicou o prémio a sua medalha mais valiosa e preciosa até agora já conquistada e prometeu levar a medalha de ouro, a próxima vez que voltasse à Roma.

“Dedico essa medalha para o meu filhão Enzito, porque ele é das pessoas que mais perde com a minha ausência devido aos treinos, por isso, o pai recompensa com essas conquistas.

Muito feliz mesmo, mas a próxima em Roma não me escapa” – disse o campeão.

O campeonato Roma International Open, termina no próximo domingo (6). Devido as  dores do joelho, o atleta angolano disse à AngoRussia, que não sabe se estará disponivel para a próxima luta, tudo vai depender da sua recuperação até lá.  “Estou a ver como será a minha recuperação porque não pretendo perder o Europeu sem kimono”, terminou Lobão.

Classificação final do Roma International Open (entre 28 atletas):

1º Kauan Barboza – Brasil
2º Jaako Vilander – Finlândia
3º Walter Faustino – Angola
3º Patrik Bobrel – Polônia

Até à data da última actualização da tabela em 2013, Walter Lobão, tricampeão africano, títulos ganhos em 2011, 2012 e 2013, era o número um do ranking na sua categoria.

Este ano, Walter Faustino participa a 4 de Maio no Open de Copenhaga, Dinamarca, e a 10 do mesmo mês no Open de Zurique, Suíça. Antes, a maior referência de Angola neste desporto, disputa de 15 a 19 deste mês, em Abu Dhabi, o Campeonato do Mundo.

Recorde-se que, Lobão, venceu o campeonato interno da aliança do Tatame, em 2010. Em 2011, no Campeonato Gracie Barra, foi segundo, tal como no nacional da classe B de judo, campeão africano, na África do Sul. No mundial de 2012, em Abu Dhabi, foi primeiro. Ainda no mesmo ano, em Lisboa, no Open Europeu, foi segundo, e no Catpen Internacional europeu, nos 82 quilos, foi terceiro.

No ano passado, Walter Faustino ganhou os títulos do Boston, Atlanta e Chicago Summer Internacional Open, disputado nos Estados Unidos, na categoria de 83 quilos. No mesmo ano, na mesma cidade e país, ocupou a terceira posição em absolutos. Ainda nos Estados Unidos, Walter ficou, na categoria de absolutos, na terceira posição nos Opens de Chicago Summer Internacional e Vegas Summer. No Campeonato do Mundo de Abu Dhabi, também no ano passado, conquistou o primeiro lugar. Ainda no mesmo país, ficou em segundo no mundial de JJB.

Exit mobile version