Neste sábado 28 de Maio, o público vai testemunhar a grande final da Liga dos Campeões da UEFA. Por volta das 20 horas (hora de Luanda), os jogadores do Liverpool e do Real Madrid vão descer ao relvado do Stade de France, em Paris, para uma noite de futebol de luxo, para o último grande jogo da época, 2021/22.
Na Champions, o Real Madrid é rei, é a equipa mais titulada, com 13 troféus, teve uma trajectória campeão na presente temporada e está na final por mérito próprio. Com a força do seu meio campo liderado por Luka Modric, a criatividade de Vini Jr. e a letalidade de Karim Benzema, o Real tem sido um crónico campeão, o mais difícil de bater, e este ano está a provar que sim. Depois de surpreender o PSG, ter dado a volta ao Chelsea e iludido o Man City, a equipa chega a final com toda a moral, pronto para o desafio de travar a velocidade e energia do Liverpool.
Por seu turno, os Reds sonhavam com o quádruplo. Após terem vencido as duas taças domésticas, falharam o campeonato e parecem motivados para terminar a época com chave de ouro. Klopp e os seus guerreiros, estarão prontos para uma batalha campal contra os maiores da Champions.
O equilíbrio do plantel do Liverpool é talvez uma das suas maiores forças, a defesa comandada por Van Dijk é sólida e sofre poucos golos. O “Big Man”, como é tratado, quase que determina a passada do jogo da equipa a partir de trás, superiormente acompanhado pela energia do capitão Jordan Henderson e a mestria de Thiago Alcântara. No ataque, Mané tem sido mortífero, Salah continua a ser o “Rei do Egipto” e Luiz Diaz é a variável desestabilizadora, sempre pronto.
O jogo deste sábado será igualmente uma oportunidade para as tácticas brilharem. De um lado, o veterano e astuto Carlo Ancelotti, conhecedor de finais, um mestre a arrumar as peças e a suportar a pressão, as suas equipas jogam até ao fim, até ao apito final.
Pelo Liverpool, Jurgen Klopp monta a equipa à sua imagem vibrante e enérgica. Talvez o maior feito de Klopp tenha sido transformar atletas talentosos em jogadores de classe mundial. Mané é temido, Salah é venerado, só para citar estes dois. Com Klopp, este Liverpool ganhou outra dimensã está mais livre e faz o campo parecer pequeno, não deixando grandes espaços para brilhar.
Neste sábado (28), o público terá um misto de pequenos grandes confrontos para acompanhar ao pormenor, entre ataques e defesas, os dois técnicos, adeptos, emblemas, que farão a grande festa da final.
A final da Liga dos Campeões será o evento do dia, que vai marcar um final de época de sonho e que os subscritores da DStv terão o privilégio de assistir, no pacote DStv Grande.