“Hat-trick” de Van Persie deu a volta ao Olympiacos (3-0), enquanto o triunfo do Zenit em Dortmund (2-1) foi insuficiente para impedir o Borussia de se apurar para os “quartos”.
Felizes dos torcedores que têm um artilheiro para garantir os gols de que precisa e um estádio que se transforma em caldeirão nos jogos difíceis. No único duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões em que o anfitrião venceu o jogo de ida, por 2 a 0, o Manchester United conseguiu a virada em casa na segunda partida.
Com três gols do holandês Van Persie e contando com um Old Trafford lotado com 70 mil torcedores incentivando durante os 90 minutos, a despeito da má fase do time na temporada, os Red Devils venceram o Olympiacos por 3 a 0 nesta quarta-feira e transformaram em realidade o que parecia um delírio para os menos otimistas, a classificação para os quartos de finais.
O Teatro dos Sonhos foi palco de uma reação poucas vezes vista na história do torneio.
Além de um artilheiro em dia iluminado e do apoio irrestrito dos torcedores, o United contou com a categoria de um veterano. Jogador que mais vezes entrou em campo na história da Liga dos Campeões, em 149 partidas, Ryan Giggs usou sua experiência de 40 anos e três meses de idade para fazer dois lançamentos que abriram o caminho para a vitória, nos dois gols do primeiro tempo, de pênalti e em cruzamento de Rooney.
O técnico escocês David Moyes, cuja continuidade em Old Trafford poderia estar em causa em caso de desaire, mantém-se em prova na Champions, bem como o Borussia Dortmund, que celebrou o apuramento apesar de ter perdido por 2-1 na receção ao Zenit.
Já o Zenit, após a derrota por 4-2 em São Petersburgo, não conseguiu fazer o suficiente para inverter a eliminatória em Dortmund. Hulk (16′) e Rondón (73′) ainda faturaram, mas mesmo que Kehl (38′) não tivesse marcado para o Borussia o Zenit não se conseguiria apurar com apenas dois golos.
Está, assim, fechado o lote das oito melhores equipas da Europa em 2013/14, com Barcelona, Paris Saint-Germain, Bayern Munique, Atlético de Madrid, Real Madrid, Chelsea, Borussia Dortmund e Manchester United na expetativa de conhecerem os respetivos adversários. Pela primeira vez na história do torneio, todos os primeiros colocados dos oito grupos da etapa inicial chegaram os quartos.
O sorteio será “puro” e está agendado para as 10h00 (de Angola) sexta-feira, em Nyon, Suíça.