Ao cair do pano de uma longa época futebolística, os adeptos de futebol a nível mundial serão testemunhas de uma final da Liga Europa inédita, e cheia de simbolismo, entre o Atalanta e o Leverkusen, nesta quarta-feira, 22 de Maio, na SuperSport, da DStv.
O caminho do clube Atalanta até à final permitiu-lhe liderar o seu grupo (com uma invencibilidade), à frente do Sporting CP, Sturm Graz e Rakow Czestochowa, antes de eliminar o Sporting (3-2 no total), o Liverpool (3-1 no total) e o Olympique de Marselha. (4-1 no total) nas eliminatórias. O La Dea nunca venceu uma competição europeia, com o técnico Gian Piero Gasperini e espera aprimorar ainda mais a já excelente reputação que granjeia pela sua ilustre estada no comando da equipa de Bérgamo.
“A final será um acontecimento histórico, para equipas como a nossa é verdadeiramente incrível, mas é um bom presságio para todos. É um feito histórico para nós, também celebramos depois do Liverpool, depois do Sporting, com razão. Mas sabemos muito bem que ainda não acabou. Agora temos vários jogos importantes pela frente e teremos tempo para pensar no Leverkusen”, disse Gasperini.
O Bayer Leverkusen, por sua vez, está a fazer uma campanha incrível sob o comando do técnico Xabi Alonso. Venceram a Bundesliga pela primeira vez e vão disputar a final da DFB-Pokal (Taça da Alemanha) três dias após a final da Liga Europa – com o triplo de troféus ao seu alcance.
A equipa alemã fez o caminho até à final, com uma campanha perfeita no seu grupo, com seis vitórias sobre Qarabag, Molde e BK Hacken, antes de superar o Qarabag (5-4 no total), West Ham United (3-1 no total) e a Roma (4-2 no total) na meia-final.
“Estamos felizes por estar na final. Como resultado, jogaremos duas finais em uma semana. Mostramos grande carácter (contra a Roma, na segunda mão da meia-final) depois do segundo golo. Depois olhei nos olhos dos meus jogadores e vi que eles queriam mais. Ainda temos a chance de ganhar três títulos. E os meus rapazes merecem os três títulos”, disse Alonso.
Se o Bayer Leverkusen vencer, será o seu segundo troféu nas competições europeias, após ter vencido a Taça UEFA em 1987-88.
Para esta final, um misto de emoções vai se apoderar dos adeptos de futebol. Se por um lado, alguns, muitos, quererão que o veterano Gian Piero Gasperini feche a sua época em grande com um merecido título, muitos outros quererão que a história de sucesso e heroísmo de Alonso e companhia, termine que nem um conto de fadas.
A grande questão é que Xabi Alonso e o seu Leverkusen podem tornar-se na primeira equipa em toda a história do futebol a fazer uma época inteira sem nunca perder um jogo. Poderão tornar-se os autênticos invencíveis da bola.