Sebastian Vettel vence na Coreia do Sul e voa rumo ao tetra


Com o tempo aberto, sem espaço para imprevistos na Coreia do Sul neste domingo, foi impossível superar Sebastian Vettel e sua RBR. O piloto de 26 anos, que liderou de ponta a ponta, ampliou abriu 77 pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que chegou apenas em sexto.

Sebastian Vettel
Vettel, entre Raikkonen e Grosjean. Dupla da Lotus completou pódio (Foto: Agência Reuters)

Com mais uma atuação impecável, o tricampeão conquistou mais uma vitória, a oitava no ano, quarta seguida. Restando cinco provas para o fim da temporada, o garoto prodígio está cada vez mais perto de se tornar o tetracampeão mais jovem da história da Fórmula 1, aos 26 anos. Ele pode levar a taça já no próximo fim de semana, no Japão. Com 272 pontos, 77 a mais que o vice-líder Fernando Alonso, o alemão assegurará o título se vencer a corrida e o espanhol da Ferrari chegar, no máximo, em nono.

Vettel ainda anotou, pela segunda vez seguida, o chamado “Grand Chelem”, algo raro na categorias: pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas. Foi seu quarto na carreira, igualando Aysrton Senna, Nigel Mansell e Jackie Stewart. O recordista é Jim Clark, com oito.

O alemão que já vinha de três vitórias seguidas (na Bélgica, na Itália e em Cingapura), pode até garantir o título na semana que vem, no Grande Prémio do Japão. Para isso, ele precisa vencer em Suzuka e torcer para que Alonso termine além da nona posição.

“Estou muito feliz, a equipa trabalhou muito bem novamente”, comemorou o alemão depois da corrida. “Kimi e Romain foram muito competitivos e lideram melhor com o desgaste dos pneus”, confessou.

O brasileiro Felipe Massa, companheiro de equipa do espanhol na Ferrari, chegou em nono depois de uma bela corrida de recuperação.

A segunda metade da prova teve duas intervenções do ‘Safety Car’ uma na 32ª volta após o mexicano Sérgio Pérez (McLaren) furar um pneu e parar no meio da pista, e outra quinze minutos depois, na 37ª, após o australiano Mark Webber, da Red Bull, ser vítima de um incêndio. O piloto conseguiu sair ileso do seu carro logo depois do incidente, que paralisou a corrida durante três voltas.

Grosjean, que ao lado de Raikkonen fez uma óptima prova com a Lotus, lamentou o facto do carro de segurança ter quebrado o ritmo da prova.

“Consegui me manter no contacto da Red Bull (de Vettel), essa foi a boa notícia do dia. Foi uma boa corrida, é sempre bom voltar ao pódio, mas o Safety Car nos impediu de lutar pela vitória, como aconteceu na Alemanha”, lamentou.

Nico Hülkenberg, da Sauber, voltou a surpreender ao chegar em quarto, deixando para trás o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou em segundo, mas terminou a prova em quinto.

Classificação do GP da Coreia do Sul

1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas em 1h43m13s701
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 4s200
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 4s900
4) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 24s100
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 25s200
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 26s100
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 26s600
8) Jenson Button (ING/McLaren) + 32s200
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 34s300
10) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 35s100
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 35s900
12) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 47s000
13) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 50s000
14) Charles Pic (FRA/Caterham)   + 1m03s500
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1m04s500
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1m07s900
17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1m12s900
18) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 2 voltas
19) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 3 voltas
20) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 5 voltas

Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/RBR) 41 voltas
Paul Di Resta  (ING/Force India) 29 voltas

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (RBR) 1m41s380


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *