O candidato da lista C à Presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), empresário Henrique Miguel “Riquinho”, prometeu, esta sexta-feira, 18 de Outubro, no Huambo, caso seja eleito, trabalhar para que o campeão nacional sénior masculino tenha como prémio 50 milhões de Kwanzas.
Segundo a Angop, o aspirante ao cadeirão máximo da FAB fez esta promessa durante apresentação do programa à massa associativa da província do Huambo, para o quadriénio 2024-2028, durante a qual disse que vai tudo fazer para que, conforme o aumento das receitas, o campeão nacional tenha, para além do troféu, o prémio de 50 milhões de Kwanzas.
Acrescentou ainda que para o vencedor do nacional sénior feminino a ideia é que tenham como prémio o valor de 20 milhões.
Prometeu aproveitar os investimentos efectuados em infra-estruturas, pavilhões gimnodesportivos, de cinco a 15 mil lugares, de modo a criar condições objectivas para a prática do basquetebol com qualidade e competitividade, na perspectiva futura e atingir as grandes receitas extra-orçamento.
Disse que vai trabalhar, igualmente, para a elevação do Campeonato Nacional sénior masculino a uma liga, à semelhança da NBA africana, para além do aumento da participação do número de equipas angolanas nas competições internacionais, com a vinda a Angola de equipas mundiais, incluindo da principal liga norte-americana.
Riquinho referiu que, em caso de vitória nas eleições previstas para 7 de Dezembro, vai procurar tornar o basquetebol angolano num produto rentável, do ponto de vista da competitividade dos atletas, da geração de receitas extra-orçamento governamental e de patrocínios, com a formulação de estratégias para a captação de apoio ao longo das épocas desportivas.