Retrospectiva 2014: Acontecimentos que marcaram o mundo desportivo


2014 ficará marcado como o ano em que Angola foi eliminada da participação do CAN 2015 da Guiné Equatorial com uma goleada em casa frente ao Gabão, perda do título africano de andebol em sénior feminino e abandono da Marcelina Kiala, a ausência das equipas masculinas na taça dos clubes campeões africanos.

O futebolista franco-angolano do Paris Saint Germain, Blaise Matuidi, revelou, em Paris, ter feito uma escolha difícil quando optou por defender as cores da selecção europeia, em detrimento de atuar pelos Palancas Negras. Re(veja).

Walter Lobão conquistou em Maio uma medalha de Ouro (-83kg) e Prata no absoluto (todos os pesos), e medalha de Ouro (-79kg),  na luta “sem kimono” no mesmo Campeonato International “Jiu Jitsu Brasileiro” de Copenhaga 2014. Re(veja).

No PARIS INTERNATIONAL OPEN, Walter Lobão conquistou medalha de ouro (-79 kg). Re(veja).

Meses depois, o atleta angolano voltou a conquistar duas medalhas de Ouro (-83 e -85kg), na luta “com e sem kimono”, no Campeonato RAK Open de “Jiu Jitsu Brasileiro” que disputou-se neste mês de Dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Re(veja).

Recreativo do Libolo sagrou-se tricampeão nacional de futebol com vitória sobre o ASA, por 3-1, no estádio da Cidadela, beneficiando do empate a uma bola do Kabuscop do Palanca no Lubango diante do Benfica local, em jogos da 28ª jornada do Girabola2014. Re(veja).

Recreativo do Libolo vence na final o Rades da Tunisia por 86-68, e sagra-se campeão africano de basquetebol sénior masculino em partida disputada em Tunis. Re(veja).

Mais de vinte mil adeptos angolanos demonstraram o seu sentido patriótico ao vibrarem e apoiarem a selecção nacional que, apesar de ter dominado o jogo referente à quinta jornada, os deixou indignados ao consentir empate nulo diante do Gabão e consequentemente o afastamento da corrida de acesso ao CAN2015, na Guine Equatorial. Re(veja).

Piloto angolano Luís Sá Silva classifica-se na segunda posição do Auto GP, em Estoril. Re(veja).

Cristiano Ronaldo leva sua segunda bola de Ouro

Uma conquista que trouxe lagrimas aos olhos do melhor do mundo, depois de cinco anos Cristiano Ronaldo voltou a conquistar a Bola de Ouro, troféu que premeia todos os anos o melhor jogador do mundo e cujos votos são da responsabilidade dos selecionadores nacionais, capitães de equipa e jornalistas. CR7 somou 27,99% dos votos, contra os 24,72% de Messi e os 23,36 de Ribéry.

Cristiano Ronaldo não escondeu sua emoção ao receber o prêmio, o jogador agradeceu em primeiro lugar à família e fez questão de ter o filho ao seu lado no palanque. CR7 agradeceu também aos colegas do Real Madrid e da seleção, assim como a Florentino Pérez. E fez questão de recordar Eusébio da Silva Ferreira.

Jogos olímpicos de inverno na Russia 

Jogos Olímpicos de Inverno, oficialmente Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, aconteceram entre 6 e 23 de fevereiro e teve como sede principal Sóchi e como subsede o resort da Clareira Vermelha, localizados no krai de Krasnodar, na Rússia. Com algumas falhas na cerimônia de abertura mas que foram superadas.

Os 50 bilhões de dólares, que transformam as Olimpíadas de Sochi nas mais caras da história, foram justificados com uma festa grandiosa.

Kobe Bryant torna-se o terceiro melhor pontuador da NBA

Kobe é um dos maiores astros do basquete no momento, tornou-se o terceiro maior pontuador da NBA. Um arremesso livre e o astro da equipa “Los Angeles Lakers” passou na frente do tão renomado Michel Jordan, fazendo assim sua historia no basquete.

A partida, em que o jogador se consagrou “melhor pontuador” foi interrompida e os jogadores do time adversário, o Minnesota Timberwolves, foram cumprimentá-lo enquanto o ginásio o aplaudia de pé. Kobe Bryant chegou à marca dos 33.293 pontos na carreira, a terceira melhor marca desde que foi criada a liga mais importante do planeta.

Kobe terminou a partida com 26 pontos e agora tem 33.310 pontos na carreira. Chegar aos dois acima dele é muito difícil.

 Brasil acolhe o Mundial de futebol

O Brasil é conhecido por sua vasta cultura, pelos lugares turísticos, pelos craques do futebol e pelo povo alegre, depois de mais de 60 anos, foi escolhido novamente para acolher o Mundial de futebol. Doze cidades tiveram o privilégio albergaram pessoas de toda parte do mundo e as emoções de todas as disputas pelo titulo de “melhor do mundo”, o campeonato superou as expectativas e terminou com a vitoria da Alemanha.

Real Madrid conquista a 10.ª Champions com goleada no prolongamento. Re(veja).

Alemanha vence mundial 2014

Depois de 120 minutos de jogo, numa partida com duas equipas muito organizadas, um golo de Gotze, após cruzamento de Schurrle, aos 112 minutos, deu o título de campeão à Alemanha. Os germânicos já não celebravam esta conquista desde 1990, em Itália. Re(veja).

A influência do Papa Francisco não adiantou, nem a catimba antes e durante o jogo. Em campo, o Real Madrid fez valer a enorme superioridade técnica e venceu um valente San Lorenzo por 2 a 0, no Grand Stade de Marrakesh, para conquistar o 4º Mundial de Clubes. Re(veja).

O que esperar de 2015 ?

Exit mobile version