O Barcelona não soube aproveitar o empate do Real Madrid e deixou escapar a possibilidade de igualar a pontuação com o líder da La Liga. Na deslocação ao terreno do Málaga, a formação blaugrana saiu com um derrota por 0-2 e com Neymar expulso aos 65 minutos.
O primeiro golo da partida surgiu aos 32 minutos, por intermédio de Sandro Ramírez. Sem grande resposta por parte do Barcelona, o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo.
Esperava-se que os comandados de Luis Enrique pudessem fazer mais na segunda metade, no entanto, a situação ficou mais difícil quando, aos 65 minutos, Neymar viu um cartão vermelho direto e a equipa ficou reduzida a dez unidades, ainda com André Gomes em campo, que saiu aos 61 minutos, para a entrada de Paco Alcácer.
Aos 73 minutos, o Málaga podia ter aumentado a vantagem por intermédio de Adalberto Peñaranda que viu o golo ser anulado por fora de jogo. No entanto, ao 90 minutos, Jony Rodríguez assinou o 2-0.
Com esta derrota, o Barcelona mantém a segunda posição com 69 pontos. Já o Málaga soma 33 pontos e sobe à 14.ª posição.
O Barça dá um tempo no Campeonato Espanhol para, na terça-feira, visitar o Juventus em Turim pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. No sábado, recebe o Real Sociedad pelo torneio nacional, enquanto o Málaga encara o La Coruña fora de casa.