O 1º de Agosto (detentor do troféu) consentiu esta segunda-feira (15), em Tunis, a primeira derrota (82-86) na Liga dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol, diante do ES Rades da Tunísia, em partida da quarta jornada do grupo B.
Foram necessários cinco minutos de prolongamento para se encontrar o líder da série, num encontro renhido em que o desaire dos representantes angolanos começou por se prever quando a 10 segundos do final desperdiçaram duas oportunidades de matar as esperanças dos tunisinos.
Antes, os “militares” haviam experimentado já mau momento de jogo, ao concretizar somente seis pontos e sofrer 24 no segundo período.
Nos últimos dez segundos, o placar registava favoráveis dois pontos de diferença 76-74 e no curtíssimo espaço de tempo, primeiro Reggie Moore errou no passe à Steve Briggs, sobrando a bola para o adversário que igualou a 76 pontos, e a seguir (a dois segundos do fim) Felizardo Ambrósio não captou uma assistência de Armando Costa debaixo da tabela tunisina, erros que permitiram o “agigantar” dos anfitriões.
No tempo extra prevaleceu o equilíbrio com alternâncias de liderança no placar que não fossem além dos quatro pontos de diferença, sendo os tunisinos mais felizes ao terminarem a frente (86-82).
O base da formação angolana Steve Briggs foi o melhor marcador do jogo com 30 pontos.
Parciais: (23-10; 6-24; 27-15 e 20-27)
As equipas marcaram:
1º de Agosto – Ndoniema (22), Armando (3), Briggs (30), Gildo (1), Morre (14), Ambrósio (4), Kikas (0), Muto Fonseca (2), Roderic (4), Islando (0), Edmir Lucas (2) e Francisco Sousa não foi utilizado.
ES Rades – Abada (10), Bouallegue (0), Kechrid (3), Mouine (0), Hajri (4), Mathews (14), Snoussi (0), Maghrebi (17), Gadson (17), Smalli (0), Abbassi (21) e Bousalem não foi utilizado.
Os angolanos ocupam a segunda posição do grupo com sete pontos, menos um que o líder ES Rades, e fecham a primeira fase, terça-feira, diante do ABC da Cote d’Ivoire.