O sorteio dos oitavas de final da Liga dos Campeões nesta segunda-feira (15), colocou frente a frente dois confrontos ‘repetidos’ em relação à edição passada. Schalke 04 x Real Madrid e Manchester City x Barcelona também se enfrentaram, e a vantagem foi dos espanhóis, que avançaram os quartos.
REAL MADRID X SCHALKE 04
O duelo entre Real e Schalke foi o mais desigual dos oitavos de 2013/2014. A torcida azul do Schalke lotou Gelsenkirchen para o jogo de ida, mas não esperava um rival tão efetivo e mortal. O trio ofensivo formado por Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale deixou a defesa tonta e sem ação durante todo o jogo. Cada um marcou duas vezes na acachapante goleada na casa do rival por 6 a 1. Huntelaar, com um golaço, diminuiu no fim.
No jogo de volta, os Merengues entraram com time praticamente reserva. Apenas Casillas, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo foram a campo. E mais uma tranquila vitória. Novamente, CR7 fez dois golos e fechou o caixão do Schalke. Morata ainda faria um, no triunfo por 3 a 1. No placar agregado, 9 a 2 para Real.
BARCELONA X MANCHESTER CITY
Também pelos oitavas de final, Barcelona x Manchester City fizeram um dos jogos mais esperados desta fase em 2013/2014. O City jogava em casa e fazia jogo duro contra os Culés. Mas um lance praticamente definiu o duelo entre ingleses e espanhóis. Após arrancada de Messi, o argentino Demichelis fez pênalti no atacante e foi expulso. O argentino bateu e converteu. Com 1 a 0 e com superioridade numérica, os Citizens não conseguiram reagir. Para piorar, Neymar deu bom passe para Daniel Alves, que ampliou o marcador para 2 x 0.
O City precisaria de um milagre para inverter o placar. Teria que vencer por três golos de diferença ou por dois, desde que fizesse três ou mais. Mas o Barcelona não deu chances para os ingleses. Venceu novamente, desta vez por 2 a 1. Messi e Daniel Alves, novamente, fizeram os golos. O defesa Kompany diminuiu a vantagem catalã.
CHELSEA X PSG
O duelo, desta vez, foi pelos quartos de final. O PSG vinha de uma série sem sustos sobre o Bayer Leverkusen, com duas vitórias, sendo uma goleada em casa. Já o Chelsea teve mais dificuldades com o Galatasaray. Empate em 1 a 1 na Turquia e vitória em Londres por 2 a 0.
A primeira partida foi em Paris, no Parque dos Príncipes. O time francês fez valer o mando de campo e venceu por 3 a 1, com golos de Lavezzi, David Luiz (contra) e Pastore. Hazard, de pênalti, descontou. O defesa brasileiro viria, meses depois, ser contratado pelo PSG. O golo sofrido em casa teria consequências graves para o time da capital.
A volta foi em Londres, com um Stamford Bridge totalmente azul. O Chelsea precisava fazer 2 a 0 para passar de fase. A pressão foi intensa desde o princípio. Schurrle, no primeiro tempo, fez 1 a 0 para os Blues. Mas ainda faltava um gol. E ele saiu após bate-rebate na área. A bola sobrou para o atacante Demba Ba marcar e fazer 2 a 0. Classificação heroica e vaga assegurada nas semifinais.
Juventus x Borussia Dortmund
Um dos jogos mais equilibrados dos oitavos de final é, sem dúvida, Juventus e Borussia Dortmund. Muito mais pela tradição do que pela fase dos times. Enquanto A Velha Senhora é líder do Italiano, os Aurinegros estão na zona do rebaixamento no Campeonato Alemão. Mas esse duelo já foi final da Champions.
Na temporada 1996/1997, as equipes jogaram a final da Liga dos Campeões. E o Dortmund saiu vencedor jogando ‘em casa’, no Estádio Olímpico de Munique. Karl-Heinz Riedle marcou os dois primeiros golos da partida. Del Piero chegou a descontar para a Juve, mas Lars Ricken decretou números finais e o placar de 3 a 1 deu o título para o Dortmund.
Jogos dos oitavos-de-final:
- Paris Saint German – Chelsea
- Man City – Barcelona
- Bayer Leverkusen – Atlético Madrid
- Juventus – Borussia Dortmund
- Schalke 04 – Real Madrid
- Shakhtar Donestsk – Bayern
- Arsenal – Monaco
- Basileia – FC Porto