O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, mostrou-se hoje sensibilizado com o conhecimento que o Presidente angolano tem daquele clube, após reunir-se em Luanda com José Eduardo dos Santos, confessando-se ainda “pasmado” com o desenvolvimento do país.
O líder portista falava aos jornalistas depois de ter sido recebido, em audiência realizada hoje no palácio presidencial, por José Eduardo dos Santos, no âmbito da visita da comitiva portuguesa a Luanda. Esta presença envolve a oficialização de um protocolo de colaboração com a Academia de Futebol de Angola (AFA), cujo patrono é precisamente o Presidente angolano.
“[José Eduardo dos Santos] demonstrou estar ao corrente do que se passa no FC Porto, mesmo ao nível desportivo. Teve palavras que me sensibilizaram muito, em relação ao nosso clube, e mostrou grande contentamento com o protocolo que o FC Porto fez com a AFA, para uma colaboração na escola dos jogadores”, admitiu Jorge Nuno Pinto da Costa.
No regresso a Luanda ao fim de uma década, e depois de na quinta-feira ter já afirmado que “tantas vezes” Portugal “não sabe estar presente em Angola”, o presidente do FC Porto mostrou-se surpreendido com o desenvolvimento que encontrou.
“Fiquei pasmado [com o desenvolvimento de Angola]. Sabia que estava em progresso, não vinha cá já há 14 anos e é outra cidade [Luanda]. É totalmente diferente, vi gruas, que é uma coisa que não se vê em Portugal, sinal de crescimento permanente”, afirmou, na declaração no palácio presidencial.
No dia anterior, no arranque desta visita a Luanda, que se prolonga até sábado, Pinto da Costa tinha já observado que, em Angola, o FC Porto “é mais apreciado e amado do que em muitos sítios de Portugal”.
“Aqui sobretudo senti que na parte da população acreditam no futuro e hoje são mais felizes”, disse o líder portista, que antes tinha já afirmado aos jornalistas que a visita a Angola não visa tratar de apoios para o clube.
Vários elementos do FC Porto participam ainda hoje num congresso desportivo organizado pela AFA e no sábado disputar-se-ão dois jogos, entre equipas de sub-15 e sub-11, daquela academia e do FC Porto, no âmbito do protocolo acordado.
Por:Lusa