Phoenix Suns e Milwaukee Bucks enfrentam-se nesta sexta-feira 9, segunda 12, e quinta-feira 15, com os jogos 2, 3 e 4, respectivamente, na luta pelo mais prestigiado título do basquetebol mundial, em directo, no ESPN 2, em HD, na DSTv.
É a primeira vez que as duas equipas se defrontam numa final. Ambas fizeram uma época regular aceitável e já com fortes indícios de bastante força e querer, nos playoffs foram convincentes e não deixaram nada para ninguém. Agora, nos playoffs finais, chegou a hora da grande decisão.
O Phoenix Suns derrotou o Los Angeles Clippers por 4 a 3 para vencer a final da Conferência Oeste e avançar para sua primeira final de campeonato desde 1993, quando foi derrotado pelo lendário Chicago Bulls de Michael Jordan. Este ano representa uma chance incrível para o Suns conquistar o primeiro campeonato em sua história de franquia
“Achei que se as coisas acontecessem do nosso jeito, poderíamos ter uma chance de competir, mas certamente não sabia que chegaríamos aqui”, disse o técnico do Suns, Monty Williams, após garantir uma vaga nas finais da NBA.
O seu adversário Milwaukee Bucks, que no último fim-de semana garantiu a sua vaga na primeira final de campeonato desde 1974, ao vencer o Atlanta Hawks por 4 a 2 na final da Conferência Leste tem apenas um campeonato em seu nome, o título de 1971
“É uma sensação incrível. Ainda estou meio alto, mas vou para as finais. É muito bom pensar quando criança, é para isso que você assiste aos playoffs. Esses são todos os momentos que senti quando era criança a assistir TV. Eu vivi e passei por eles e agora vou às finais e ver do que se trata”, disse a estrela de Bucks, Jrue Holiday.
Por sua vez Khris Middleton acrescentou, “Foi uma longa jornada. Valeu a pena. Depois de vencer 15 jogos no nosso primeiro ano aqui e sete anos sem chegar aos playoffs, nos últimos dois anos pensando que tínhamos uma chance e simplesmente não fizemos o suficiente e agora nós estamos aqui. É para isso que trabalhamos”.
Os playoffs finais da NBA estão 1-0 para os Suns, o jogo 2 é já na sexta-feira, 9 de Julho, e será uma disputa aberta, para o mais prestigiado título do basquetebol mundial.