Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por “Pelé”, consagrado como lenda ao longo de sua carreira no futebol, protagoniza mais um marco histórico. O seu apelido se tornou, nesta quarta-feira (26), uma das mais de 167 mil palavras incluídas no dicionário ‘Michaelis’, um dos mais populares da Língua Portuguesa.
A palavra que já era utilizada coloquialmente no Brasil como sinónimo de ‘extraordinário’, a partir de agora pode ser usada por mais de 265 milhões falantes do idioma. “Excepcional”, “incomparável”, “único” são os significados oficiais do adjetivo ”Pelé”, de acordo com a imprensa brasileira.
O novo adjectivo, também será incluído na versão impressa do dicionário Michelilis, e denomina “Aquele que é fora do comum, ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do ténis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.”
A inclusão do nome, foi resultado de uma campanha denominada “Pelé no dicionário” promovida pela Fundação Pelé e o apoio de outras entidades, com a recolha de 125.000, em homenagem ao jogador que faleceu em Dezembro de 2022.
O “Rei Pelé” fez história no futebol mundial ao conquistar três títulos pelo seu clube Santos, em 1958, 1962 e 1970. Segundo o Livro do Guinness, o jogador bateu o record de golos na sua carreira.