A selecção nacional de futebol joga uma partida decisiva para a sua afirmação continental. Hoje, os 11 bravos Palancas Negras podem fazer história e serem recordados como os heróis da bola.
Um jogo considerado difícil, com um adversário forte fisicamente e habilidoso tecnicamente. As Super Águias são favoritas para o jogo, têm uma melhor classificação do ranking da FIFA (42), já venceram a competição por três vezes e têm no ataque o melhor jogador africano da actualidade, Victor Osimhen, o avançado da Napoli. Além de Osimhen, Ademola Lookman, Alex Ewobi e Samuel Chukweze são os homens de acção do técnico, José Peseiro.
Do lado de Angola, Pedro Gonçalves tem um conjunto em crescente motivação. Inicialmente desvalorizados, os Palancas Negras foram ganhando confiança e valor, negligenciados no empate contra a Argélia (1-1) na primeira jornada, receosos na vitória por 3-2 diante da Mauritânia, foi apenas na exibição diante do Burquina Faso (vitória por 2-0) que os nossos jogadores vincaram a sua posição e inscreveram os seus nomes no CAN 2023.
Diante da Namíbia, para os oitavos-de-final, uma exibição de luxo, confiante e briosa. Com três momentos mágicos, de puro talento, Gelson Dala (x2) e Mabululu – magistralmente, confirmaram o que já poucos duvidavam – Angola estava no CAN para ver e vencer.
Para o jogo contra a Nigéria já não há voltas a dar. Encarar o adversário sem temores, mas jogar com confiança e prudência. É um todo ou nada, que pode durar 90, 120 ou muitos mais minutos, é preciso ter o grupo concentrado e unido no propósito de honrar o nome deste lindo e maravilho país, Angola!
O Nigéria – Angola é o primeiro jogo dos quartos-de-final do CAN2023. As equipas entram em campo as 18h (02-Fev-2024), no estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, para uma “batalha campal”, pela honra dos seus povos.
O jogo terá transmissão em directo, no canal SuperSport Máximo360, na DStv.