‘Orgulho Nacional’: Selecção feminina de Andebol vence a final do CAN pela 15.ª vez


A selecção sénior feminina de andebol conquistou o 15.º título continental em andebol, ao vencer a final do CAN de Andebol Feminino, neste sábado, 19 de Novembro, após perder por 2-5 contra os Camarões, em Dakar, no Senegal.

Foto: Maria Augusta| Edições Novembro – Dakar

Após a conquista, as pérolas receberam vinte e cinco mil euros (equivalente a 13.220.064 Kwanzas) do Campeonato Africano das Nações 2022, ao passo que a selecção dos Camarões, na condição de vice-campeã, recebeu o prémio de quinze mil euros (equivalente a 7.932.038 Kwanzas). Já no último lugar do pódio (3.°) ficou a selecção do Congo Brazaville, que levou para casa o valor de dez mil euros (equivalente a 5.288.025 Kwanzas).

A ministra da Juventude e Desporto, Palmira Barbosa, considera histórica a conquista da selecção angolana após sagrar-se pela 15.ª como campeã Africana de Andebol Feminino.

“Nosso respeito e felicitações às bravas pérolas, nossa admiração e gratidão a equipa técnica liderada por Vivaldo Eduardo. Nossa força à federação de Andebol”, vincou Palmira Barbosa.

Segundo a ministra da Juventude e Desporto, Angola, África e o Mundo rendem uma digna homenagem às nossas heroínas senhoras do Andebol. “Referências como estas são necessárias e urgentes para que conquistemos medalhas em vários campos da vida”.

Vale lembrar que, a selecção nacional conquistou na noite de sábado(19), o seu 15.° Troféu Continental, no Senegal.