Organização Jovens Unidos realizam a 12.ª edição do Gira Kilamba Kiaxi com patrocínio oficial da Bantu Bet


A Organização Jovens Unidos em parceria com a maior casa de apostas de jogos em Angola, Bantu Bet, realizou neste sábado, 20 de Maio, a 12.ª edição do Gira Kilamba Kiaxi, na modalidade futsal de rua, no Estádio Municipal do Buraco, localizado no Quintalão do Petro, Golf 2.

Foto: AngoRussia/ Iracelmo da Cruz

O evento contou com a presença de algumas figuras do governo, como o Secretário de Estado para área de Desporto, Boaventura Chipata, e Administradora Municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, que louvaram a iniciativa e encorajaram a juventude a praticar o desporto.

Segundo o  Coordenador Comercial da Bantu Bet, Paulo Carlos, o Gira Kilamba Kiaxi é um campeonato de rua, cujo bjectivo é integrar 24 equipas para disputarem  três prémios.

“O primeiro classificado leva um milhão e seicentos kwanzas, o segundo classificado leva setessentos mil kwanzas e o terceiro qualificado leva quinhetos mil kwanzas. Hoje é o arranque da 12.ª edição do Gira Kilamba Kiaxi e vai até mais dois meses”, informou.

O responsável frisou que a Bantu Bet tem o seu programa social que inclui o apoio aos campeonatos de rua e, considerou que nesse quesito os objectivos têm sido alcançados.

Abreu Bunda, formador da equipa Shelsea da Grécia, lamentou a falta de apoio por parte dos empresários, uma vez que segundo o mesmo têm enfrentado dificuldades no que toca aos custos para manter a equipa.

“No desporto de rua, a maioria das equipas que não dispõem de um patrocinador enfrentam sempre dificuldades, e a nossa equipa não foge a regra”, disse.

Cláudio Pedro, representante da equipa Futebol  Club da Lama, mostrou-se optimista para ganhar o campeonato e ressaltou que acima de tudo que seja mais uma fase de harmonia entre as equipas que estão a disputar o prémio.

“Para o jogo, espero que haja alegria, harmonia e amizade entre as equipas e que o melhor vença. Nós trouxemos uma equipa compacta, para revalidar o título não ganho, uma vez que nós somos vice-campeão da edição passada (11.ª edição) e estamos aqui para vencer aquilo que foi o título que não conseguimos na época passada”, disse.

Quanto ao apoio financeiro, Cláudio fez saber que um grupo de amigos tem sido suporte para a sua equipa, relativamente as necessidades internas.

“Nós temos um leque de amigos, o nosso apoio resulta de um esforço feito entre nós, que é um grupo denominado ‘Amigos da Lama’, e temos arcado as despesas com condições próprias para podermos ter este elenco presente aqui. Dificuldades encontrámos, porque há coisas que deixamos de fazer nas nossas residências, por amarmos o futebol, colocamos os nossos valores na equipa e fica-nos bastante difícil”, manifestou.

O apresentador da ZAP Viva, Job Paiva, mostrou-se ancioso e confiante para vencer o jogo, e foi um dos elementos da sua equipa que muito se destacou na primeira parte, da disputa entre Shelsea da Grécia e Futebol Cub da Lama.

“Este é o meu outro lado, para além da comunicação também tenho paixão por futebol. A expectativa para hoje é fazer um bom jogo e obviamente ganhar, visto que é a abertura  do campeonato e é sempre bom começar com o pé direito, esperamos fazer um bom jogo e levar a vitória para casa se Deus quiser”, disse.

Job ressaltou ainda a importância de actividades do género para a ocupação da juventude: “É extremamente importante, porque ajuda de alguma forma a reduzir os índices de delinquência, esta hora tem muitos rapazes aqui que poderiam estar num outro local a fazer coisas erradas, mas estão aqui a ver o futebol, a interagir uns com os outros, acho que actividades do género são benéficas para os jovens seja na ocupação da mente ou diversão de modo a evitar práticas negativas”.

Exit mobile version