Após a perda do Campeonato Espanhol, o técnico Gerardo Martino caiu do Barcelona. Cerca de uma hora depois do empate com o Atlético de Madrid, que garantiu o título ao Colchonero, o Twitter oficial do clube catalão anunciou a decisão, que foi em comum acordo.
O treinador Gerardo “Tata” Martino não aguentou a pressão após a pior temporada do Barcelona nos últimos seis anos. Logo após perder o título para o Atlético de Madrid neste sábado, com o empate de 1 a 1 no Camp Nou, o argentino anunciou que não cumprirá o contrato com o clube, que iria até junho de 2015.
A renuncia de Tata já era prevista, mesmo que os catalães tivessem vencido o Atlético e conquistado o Campeonato Espanhol. Com resultados ruins e sem conseguir exercer sua influência no elenco, o argentino foi perdendo pouco a pouco a confiança da diretoria e da torcida blaugrana. Ao anunciar o rompimento do contrato, o técnico pediu desculpas a todos pelo insucesso em sua primeira aventura no futebol europeu.
“Gostaria de agradecer ao time. Eles são grandes jogadores e pessoas. A admiração por eles continua. Eles vão seguir ganhando” disse o argentino, que utilizou uma cláusula unilateral que permitia o rompimento do contrato ao final do primeira temporada.
Apesar do ano instável com a conquista apenas da Supercopa da Espanha, o final da relação entre clube e treinador foi amistoso. O diretor de futebol, Andoni Zubizarreta, fez questão de exaltar o trabalho de Martino neste um ano.
“Tata nos ajudou em um momento difícil. Ele mostrou que você pode ser um grande treinador e grande pessoa, deixará muitos amigos aqui.”
Segundo informações da imprensa espanhola, o nome mais cotado para assumir o Barça em 2014/2015 é o ex-jogador Luis Enrique, que atualmente comanda o Celta e já anunciou que deixará o clube de Vigo. Assim como Pep Guardiola, Luis Enrique foi atleta do Barça e depois treinou o time B do Barça no início da carreira como técnico. Neste final de semana, ele já teria recebido contato de Zubizarreta e do presidente Josep Maria Bartomeu.