NBA em África? Sim, começa em 2020 e Angola fará parte


O continente africano poderá ganhar uma nova liga que vai contar 12 equipas de diferentes países, entre eles Angola. A competição vai chamar-se Basketball Africa League (BAL), irá começar em Janeiro de 2020, o anuncio foi feito pela NBA em parceria com a FIBA neste sábado (16), em Charlotte, EUA. 

“A Liga Africana de Basquetebol é um próximo passo importante no nosso contínuo desenvolvimento do jogo de basquetebol em África”, disse o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado. “Combinados com nossos outros programas no continente, estamos comprometidos em usar o basquetebol como um mecanismo econômico para criar novas oportunidades em esportes, mídia e tecnologia em toda a África.”

O novo campeonato, que será chamado de Basketball Africa League, ou BAL, será construído com base em competições de equipes já existentes que a FIBA ​​já tem organizado em África. Está programado para arrancar em janeiro de 2020.

Para determinar quais equipes irão participar do empreendimento, a NBA e a FIBA ​​estão a planejar em conjunto realizar torneios de qualificação ainda este ano para identificar as 12 equipes que representariam vários países – incluindo Angola, Egito, Quênia, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal, África do Sul e Tunísia. Não haverá mais do que duas equipes de qualquer país da liga.

Além do anúncio sobre a criação do BAL, a NBA introduziu outras duas medidas para continuar a trazer o esporte para o continente: no início da temporada 2019-20, uma nova oferta de jogos da NBA diretamente para o consumidor para os fãs de África, e (juntamente com a FIBA) dedicaram apoio financeiro e recursos para o desenvolvimento contínuo do esporte no continente – incluindo treinamento para jogadores, treinadores, árbitros e infraestrutura.

Silver também disse que o ex-presidente Barack Obama também estará envolvido na liga e nos esforços contínuos da NBA em África, mas seu papel exato ainda não foi determinado.

Está será a primeira vez que a NBA será parte de uma liga fora dos EUA.

 

Exit mobile version