A liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA) agendou para 2015 o primeiro jogo de exibição em África, anunciou, este sábado, o diretor de operações da NBA África, o sul-africano Kita Matungulu.
O anúncio foi feito durante a apresentação da taça da NBA 2014, que se realizou na Galeria dos Desportos, em Luanda, e que contou com a presença de várias personalidades ligadas ao desporto, entre elas o primeiro jogador angolano a alinhar na NBA, Gerson Monteiro.
O jogo terá lugar em Joanesburgo, na África do Sul, em agosto do próximo ano.
Durante a cerimónia, Matungulu sublinhou que Angola é considerado o país número um de África para o basquetebol.
Questionado pelos jornalistas sobre a escolha da África do Sul para acolher o primeiro jogo, o responsável disse que a questão foi decidida pelos sponsors.
De acordo com este director de operações da NBA – África, a interacção dos fãs da maior liga de basquetebol mundial é “indiscutivelmente” superior em Angola, porém, a decisão teve em conta o “grande interesse de fazer negócio” que a África do Sul oferece, sobretudo, da parte de marcas mundiais que querem associarem-se ao projecto.
Interpelado para reagir à atribuição do referido jogo à África do Sul, o director para o marketing e relações internacionais da Federação Angolana de basquetebol, Tony Sofrimento, reconheceu que Angola ainda tem um percurso a fazer para oferecer condições que neste momento o país vizinho já tem. Mas, manifestou-se optimista de que em breve se venha a concretizar.
Disse que recentemente uma equipa de especialistas em segurança da NBA visitou Angola para o efeito, e depois de ter constatado as condições do pavilhão multiuso de Luanda, aprovou-o para a realização da dita partida. Porém, não foi avante quando se considerou outras envolventes da organização de um jogo desses.
“Entendemos bem quanto custa fazer as coisas no nosso país. Há custos com a transportação, com a hotelaria, manutenção; enfim, há vários custos que no fundo levaram que eles tomassem esta decisão. E principlamente a colocação comercial da questão. Porque há cerca de três meses recebemos a visita de equipa da NBA que incluia a parte técnica e a de segurança e chegaram à conclusão que tinhamos pelo menos espaço, para poder receber um jogo da NBA. Mas se não aconteceu, esperemos que aconteça nos próximos tempos”, disse o responsável da FAB.