A selecção sub-19 de basquetebol do Mali fez história neste sábado (6) de Julho, ao derrotar a França nas semifinais e espera acabar com o favoritismo dos EUA que venceu a Lituânia.
A final será neste domingo, na Grécia. É a primeira vez que uma seleção africana atinge este ponto em um torneio da Federação Internacional de Basquetebol e a própria entidade classificou o feito desde já como “uma das maiores histórias do basquetebol internacional de todos os tempos”.
Para se ter uma ideia do feito, quando venceu a Letônia na estreia do torneio, no passado dia 29 de junho, Mali voltou a vencer após mais de uma década em um torneio mundial da Fiba sub-19. O último triunfo havia sido em 2007. Assim, não era visto como um dos favoritos, deixando para trás países como Canadá, Nova Zelândia e Porto Rico.
Mali chega até a decisão com uma geração de ouro. O destaque da equipa é um jovem de apenas 16 anos, Oumar Ballo, que na semifinal contra a França, (vitória por 76 a 73), teve 16 pontos e 11 ressaltos.
Oumar nasceu em Koulikoro, tem 2,08m e 111kg, fez high school na Espanha, depois foi para a academia da NBA no México e agora está comprometido com Gonzaga para a NCAA.