Mais do que juntar um grupo de amigos ao final de semana, a prática de Basquetebol, Miguel Lutonda, ex. Craque da selecção Nacional, incentiva jovens a abraçarem “fielmente” a prática do basquetebol. Às declarações foram proferidas durante as acções promocionais do Reality Show, The One, que aconteceu na Baía de Luanda, de 24 a 27 deste mês.
Como um dos membros do corpo de jurados que integra o projecto, Lutonda considera o projecto “Uma mais-valia. Quer para os jovens que não têm como e onde mostrar as suas habilidades, quer para nós que, apesar de não estar em campo, conseguirmos passar o nosso saber a estes craques” referiu.
Durante a promoção, Miguel Lutonda aproveitou para “driblar” com os jovens, e explicar um pouco sobre o conceito. No mesmo espaço, a Movicel, também patrocinadora do programa, realizou a dinâmica do 2ball. Uma prática bastante usada na NBA, durante os intervalos dos jogos, em que os jogadores são confrontados um a um.
Estão ainda previstas mais oito acções promocionais em bairros como; Bairro Popular, Morro Bento e Bairro da Cuca. Terão ligar em quadras desportivas existentes.
Perto de 480 jovens, entre os 17 e os 20 anos, aderiam aos campos e realizaram as suas inscrições.
The One, é um programa de TV com uma dinâmica “Talent show” que selecionará os 32 jogadores mais habilidosos de basquetebol de Angola entre 18 e 24 anos de idade. Ao selecionar os 32 finalistas, os jogadores concorrerão para o objetivo final, serem o “THE ONE”, o melhor jogador de basquetebol da República de Angola.
Será composto por 13 programas baseados em provas reais implementadas pela NBA, e demonstrará o talento físico e natural que Angola tem no basquetebol e promoverá este talento mundialmente. Pretende-se que este programa inspire jovens angolanos a acreditar num futuro melhor pela via do desporto.
Para tornar este projecto possível, associaram-se marcas como a Sprite, considerada como o patrocinador oficial. A Movicel, Global Seguros, Robert Hudson. Mais do que tornar possível, constituem a Task Force para garantir que o estágio do grande vencedor, com todas as despesas pagas para treinar em Los Angeles nos Estados Unidos, com o célebre treinador de armadores, Jason Wright.