Messi corre pouco mas é o mais rápido e o mais influente do Barcelona


Segundo o jornal Marca, Messi é o atleta que menos corre no Barcelona desta época. Em compensação, é o mais rápido da equipa, além de ser influente na maioria dos jogos.

Alguma imprensa espanhola tem referido que Messi parece um pouco menos em forma do que noutras épocas, dando até a sensação de que se esforça pouco. Mas os números que o desportivo Marca analisou dão conta de uma outra curiosidade: o argentino é quem corre menos na equipa. Mas quando acelera, ‘voa’, como escreve o jornal espanhol.

Desde o início do ano, Messi tem corrido, em média, por jogo uma distância pouco superior a oito quilómetros. É a média mais baixo da equipa e um número bem longe de Jordi Alba, o ‘ultra-maratonista’ do Barça, que tem corrido uma média de 11,5 quilómetros por partida. Ou seja, cerca de 3,5 quilómetros a mais do que o craque da equipa.

A Marca compara ainda com o segundo pior registo da equipa, o compatriota Mascherano, cuja média de quilómetros está nos 9,1 por partida. Messi, por seu lado, em nenhuma das partidas disputadas este ano chegou aos nove quilómetros.

Para compensar, quando Messi acelera torna-se o mais rápido da equipa. É dele a velocidade mais alta esta temporada: 34,47 quilómetros num sprint no jogo contra o Elche, logo no primeiro jogo da Liga. Desde então, ninguém, nem o próprio Messi, correram mais rápido, envergando a camisola do Barcelona.

Esta análise, no entanto, serve para entender melhor o perfil de Messi. É que o argentino, mesmo sendo quem corre menos na equipa, está muito longe de ser pouco influente. Bem pelo contrário: conta a Marca que em 75% dos jogos do Barcelona Messi está envolvido no primeiro golo – seja como marcador, seja a fazer a assistência para golo.

Recorde-se que, a 12 de janeiro, Messi é um dos três jogadores (a par de Neuer e do português Cristiano Ronaldo) que poderá ser eleito Bola de Ouro.

Exit mobile version