O regresso do médio ofensivo Gilberto e a ausência do avançado Manucho Gonçalves marcaram a convocatória do seleccionador nacional, Romeu Filemon, tendo em vista os amistosos diante do Marrocos e Irão, enquadrados na preparação para os jogos de qualificação ao CAN2015.
Gilberto, do Petro de Luanda, deixou de ser chamado depois do Campeonato Africano de 2013, disputado na África do Sul. Um ano e quatro meses depois o experiente futebolista, que atravessa um bom momento de forma, é convocado visando a qualificação para a prova continental.
Por outro lado, o avançado Manucho Gonçalves, que capitaneou os Palancas Negras no CAN2013, voltou a ficar de fora dos planos de Romeu Filemon, depois de ter falhado o encontro amistoso diante de Moçambique, disputado em Março.
O seleccionador nacional explicou que o regresso do médio “petrolifero” deveu-se ao bom momento de forma que tem apresentado no Girabola. Quanto à ausência do mesmo na convocatória anterior, explicou que na ocasião o futebolista não estava bem fisicamente, afastando o factor idade como obstáculo.
“Vamos chamar os melhores do momento, formando uma equipa com jovens e jogadores experientes”, salientou.
Quanto a Manucho Gonçalves, o técnico informou que o avançado não se encontra bem fisicamente, tendo solicitado algum tempo para recuperação.
Além deste jogador, Amaro e Job, por opção técnica, também não constam das opções do seleccionador.
Comparativamente à primeira convocatória de Romeu Filemon, desde que assumiu o cargo de forma definitiva, ficaram de fora Pirolito, Paty (Interclube), Guedes ( Sagrada Esperança), Mano (Interclube), Debele, Lírio (Benfica de Luanda), Evandro (Recreativo do Libolo), Filhão (Supersports United/África do Sul), Kadú e Benvindo (FC Bravos do Maquis).
Eis a convocatória actual:
Guarda-redes: Landu (Libolo), Helber (Benfica de Luanda) e António Dominique (Lausanna/Suiça).
Defesas: Bastos (Rostov/Rússia), Silva (Kabuscorp), Jaime (Progresso), Kussunga (Holden Athletic/Inglaterra), Gomito, Natael (Sagrada Esperança), Miguel (Benfica de Luanda), Lunguinha (Kabuscorp) e Abdul (Petro de Luanda).
Médios: Chico Caputo (Interclube), Adão (Progresso), Chara (Petro de Luanda), Gilberto (Petro de Luanda), Geraldo (Curitiba/Brasil), Ruben (Recreativo da Caála), Vado (Benfica de Luanda), Freddy (Belenenses/Portugal), Djalma Campos (Kanhasport/Turquia) e Ary
Papel (1º de Agosto).
Avançados: Vunguidica (Wis Baden/Alemanha), Alexander (Kambul/Holanda) e Igor Vetokele (Copenhaga/Dinamarca).