Manucho Gonçalves de fora dos convocados para a missão frente à Moçambique


Filhão, avançado do SuperSport United da África do Sul, e Kadu, guarda-redes do FC do Porto, são as novidades da convocatória dos Palancas Negras, para o amistoso com Moçambique no próximo dia 5, em Maputo.

O ex-avançado do Petro de Luanda, que se transferiu este ano para os sul-africanos do SuperSport United, depois de brilhar na Taça Cosafa, em sub-20, tem a sua primeira oportunidade para conquistar a confiança de Romeu Filemon, seleccionador nacional.

Sem Manucho Gonçalves, do Valladolid de Espanha, nem Guilherme Afonso ou Mateus Galiano, do 1º de Agosto, Filhão tem apenas a concorrência de Guedes, jogador do Sagrada Esperança, um dos melhores marcadores do Girabola’2013, segundo precisamente, e Evandro Brandão, do Recreativo do Libolo.

Os jogadores das equipas engajadas nas Afrotaças, como é público, não fazem parte dessa convocatória, devido ao compromisso que estas equipas têm no fim-de-semana. Kabuscorp do Palanca joga no Egipto, frente ao Zamalek; o 1º de Agosto em Dolisie, Congo Brazzaville, diante de AC Leopard; o Petro de Luanda vai ao Gana defrontar o Ebusua Dawarfs e o Desportivo recebe Bisertan, da Tunísia.

Essa situação abre espaço para jogadores que até então nunca tiveram espaço nos Palancas Negras. O tempo concedido não foi suficiente para se incorporar na lista dos habituais.

Kadu Monteiro é um desses jogadores que já manifestaram qualidade, porém, nunca mereceram a confiança de Gustavo Ferrín, o então seleccionador. À disposição do treinador uruguaio estavam os guarda-redes Nuno, do 1º de Agosto, e Landu, do Recreativo do Libolo, além de Neblu, também do 1º de Agosto e Lamá, do Petro de Luanda.

Com a ausência desses jogadores, Kadu pode reservar um lugar nos Palancas Negras, dependendo do que fizer frente a Moçambique. Essa é a situação da maioria dos jogadores convocados ontem por Romeu Filemon.

A única excepção é o extremo Djalma Campos, do Konyasport da Turquia.  Djalma Campos é uma das sumidades dos Palancas Negras, pelo que deve ter sempre um lugar.

O mesmo não se pode dizer de Vunguidica, do Wiesbadem da Alemanha, que já foi convocado tantas vezes quantas foi descartado.

Já teve oportunidades para agarrar um lugar nos Palancas Negras, mas ainda não o fez. Eis a lista completa dos jogadores.

Do Libolo, Landu, Evandro Brandão e Gomito; do Interclube, Pirolito, Paty, Mano e Chico Caputo; do Benfica de Luanda, Miguel, Vado, Debele, Hélder e Miguel; do Sagrada Esperança, Guedes e Nataniel; do Progresso do Sambizanga, Adão e Jaime; e do Bravos do Maquis, Benvindo.

Do estrangeiro, Romeu Filemon chamou também Freedy, do Belenenses de Portugal. A equipa concentra-se domingo de manhã e no período da tarde viaja para Maputo.

Por:Jornal dos Desportos

Exit mobile version