Os aficionados do ‘desporto-rei’ estão preocupados com as ausências dos dois melhores atletas angolanos do momento, Manucho Gonçalves e Djama Campos. No entanto, o comentador Rui Gomes acha que o avançado do Rayo Vallecano é culpado da sua própria situação.
O seleccionador nacional Romeu Filemon convocou 29 jogadores com vista as eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017, no Gabão, e os dois jogos com a Swazilândia, pontuáveis para o CHAN’2016, no Rwanda.
Depois do desaire na prova passada realizada na Guiné-Equatorial, no ano passado, os aficionados do ‘desporto-rei’ ouvidos por O PAÍS esperam que o combinado nacional faça uma campanha airosa de modo a regressar à maior montra do futebol continental.
Na ronda efectuada pela repor- tagem de OPAÍS, cruzamos com dois comentadores desportivos: António Alegre e Rui Gomes. Os dois conhecidos homens do futebol nacional foram unânimes em dizer que a Selecção Nacional precisa de atletas com experiência como as de Manucho Gonçalves e Djama Campos que ficaram de fora, e segundo Romeu Filemon mostraram-se indisponíveis. “Atletas da qualidade de Manucho Gonçalves e Djama
Campos, claro que fazem falta neste grupo de trabalho, mas o técnico na- cional foi explícito em dizer que não constam nesta convocatória porque mostraram-se indisponíveis”, disse o comentador desportivo António Alegre.
Contactado por telefone, Rui Gomes, comentador desportivo, fez a seguinte abordagem.
“Na verdade é uma lista de 29 pré- convocados normal, tirando a estreia de Gerson e Dany, mas como somos imediatistas já queremos ganhar o CHAN de 2016”, alertou Rui Gomes.
O comentador desportivo vai mais longe quanto à ausência de Manucho Gonçalves e de Djama Campos.
“Manucho Gonçalves é culpado desta situação, devido aos problemas disciplinares que tem na selecção e o seleccionador fez muito bem em não convocá-lo. Por outro lado, o médio Djalma mudou de clube e precisará de tempo para se enquadrar no novo emblema”.
Rui Gomes aconselha o avançado do Rayo Vallecano de Espanha, a pedir desculpas ao técnico nacional e à Federação Angolana de Futebol (FAF).
Os Palancas Negras realizam o primeiro jogo no dia 13 de Junho, às 15 horas, na cidade do Lubango, com a República Centro Africana (RCA), referente à primeira jornada do grupo B das eliminatórias ao CAN 2017, no Gabão.
O segundo desafio, diante da Swazilândia, em Mbambane, acontece a 21 de Junho, enquanto o terceiro jogo, com o mesmo ad- versário, terá como palco o Estádio 11 de Novembro, no dia 4 de Julho, pontuável para as eliminatórias de acesso ao CHAN 2016, com sede no Rwanda.
Para esta tripla missão, o técni- co Romeu Filemon convocou os futebolistas Landu (Libolo), Jotabé (Interclube) e Mário (Kabuscorp), guarda-redes), Bastos (FC Rostov), Amaro (Benfica de Luanda), Fabrício (Interclube), Paizo (1o de Agosto), Filipe (Interclube), Kuagica (Libolo), Kusunga (FC Oldham), Mingo Bile (1o de Agosto), Gomito (Benfica de Luanda) e Clinton Mata (Sporting Charleroi), defesas; Manucho Dinis (1o de Agosto), Dário (Libolo), Adão (Kabuscorp), Job (Petro de Luanda), Buatu (FC Fulham), Fredy (Libolo), Gilberto (Benfica de Luanda), Doly Menga (Sp. Braga), Dany (Libolo), Mano (Kabuscorp), Rudy (Libolo), Paty (Interclube) e Ary Papel (1o de Agosto), médios; Alexander (Libo- lo), Yano (Progresso Sambizanga) e Gerson (1o de Agosto), avançados.
AR/OPaís