O Manchester City sagrou-se neste domingo campeão inglês, com uma vitória tranquila por 2-0 na recepção ao West Ham, na última jornada da Premier League.
Anteriormente, o City havia conquistado o Campeonato Inglês em 1937, 1968 e, pela última vez, na temporada 2011-2012. Além dos Citizens, Liverpool, Chelsea e Arsenal estão classificados para a próxima edição da Liga dos Campeões. O Everton e o Hull City, finalista da Taça da Inglaterra, vão disputar a Liga Europa. O dado negativo ficou por conta do Manchester United, sétimo colocado na Premier League, com 64 pontos, que ficou fora de todas as competições continentais. Fato que não ocorria desde a temporada 1994-1995.
Por outro lado, na parte de baixo da tabela, o rebaixamento também foi definido. Norwich, Fulham e Cardiff vão disputar a Série B inglesa na próxima temporada. O uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, foi o artilheiro da Premier League, com 31 gols. Leicester City e Burnley já estão garantidos na elite. A terceira vaga na Séria A será decidida após os playoffs.
O Manchester United fechou com um empate em casa do Southampton (1-1) a pior época em 25 anos, falhando o acesso às competições europeias. Ryan Giggs fez o balanço da sua experiência na orientação dos red devils, dizendo que desejo que “a segunda parte não terminasse”. O seu futuro será decidido na próxima semana, quando for definido o próximo treinador do Manchester United.