Os franceses voltam ao topo do mundo. A selecção francesa é a nova campeã mundial após vencer a Croácia por 4-2 na final do mundial da Rússia no Estádio Luzhniki, em Moscovo.
A formação Francesa começou a vencer o jogo aos 19 minutos com auto golo de Mario Mandzukic, mais a seleção Croata não estava disposta a deixar-se tão cedo e em resposta com um grande golo de Ivan Perisic empataram o jogo aos 28 minutos. A Croácia continuava a carregar até que os gauleses beneficiaram de canto em que Matuidi não chega a tocar na bola e bate na mão do estremo do Inter de Milão, com duvida o árbitro argentino recorreu ao vídeo árbitro para rever e esclarecer o lance que ficou resolvido com a marcação de uma grande penalidade.
Antoine Griesmann chamado a bater não desapontou e trouxe a vantagem de volta para os gauleses, no segundo tempo os croatas entram mais fortes sobre o comando do médio Luka Modric , mais a França não quis perder a final e foi com inspiração do médio Paul Pogba 59 minutos e do avançado PSG kylian Mbappé aos 65 minutos para acabar com o jogo.
Aos 69 Mario Mandzuck redimiu-se do erro com a falha do guardião Hugo Lorris, mais não necessário para inspirar seus colegas. Quatro bola a duas resultado final é a França é campeã vinte anos depois.
Didier Deschamps ergueu o troféu há 20 anos, em Paris, como jogador e neste domingo, em Moscovo, como treinador. O actual seleccionador gaulês esteve nos dois momentos altos da França, que se sagrou bicampeã mundial de futebol e festejou sob um súbito dilúvio. À Croácia não chegou o querer. Mas chegou a parecer que sim.
Por Elisandro Gonga