Libolo quebrou a Higimonia do Esperance de Tunis


O Recreativo do Libolo quebrou ontem a invencibilidade, que durava há mais de uma década e meia, do Esperance de Tunis diante de equipas angolanas, após vitória no Estádio Municipal de Calulo, por 1-0, em desafio referente à primeira mão do Grupo B da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

A equipa de Miller Gomes entrou a pressionar para obrigar o Espérance a abrir, depois sair em contra-ataques rápidos. O Espérance, com um futebol de toque, jogando no seu meio campo, anulava todas as acções ofensivas do Recreativo do Libolo. O meio campo do bicampeão angolano foi, nalguns períodos, pouco produtivo. Quinzinho, Eduardo Simões, Sidnei e Mano Lopes não encontravam espaço de manobra para a assistir os avançados Vado e João Tomás. Praticando um futebol inteligente, com sintonia nos três sectores, a formação tunisina dificultava a estratégia montada pela equipa angolana. O Espérance de Tunis apresentou-se desinibido, actuando sem receio no reduto do adversário.

O Recreativo do Libolo teve a maior situação de golo aos 35 minutos por João Tomás que, servido por Dário, invadiu a grande área do Espérance e no momento do remate encontrou o corpo de Khaled. Na resposta, a equipa de Maher Kanzari por pouco inaugurava o marcador aos 37 minutos por Youssef, valendo a mancha do guarda-redes Landu para canto, com o empate sem golos a prevalecer ao cabo do primeiro tempo. A história da segunda parte foi escrita de forma totalmente diferente. Libolo e Espérance surgiram com a disposição de alterar o rumo dos acontecimentos, jogando ao ataque. Aos 49 minutos, o campeão angolano desperdiçou uma jogada de golo iminente por João Tomás, substituído logo a seguir por Aguinaldo.

A jogar com rapidez e eficácia, e a defender bem, o Recreativo do Libolo procurava a todo o custo a vitória, obrigando o Espérance a jogar à defesa para não sofrer qualquer golo. O guarda-redes tunisino, Cherifia, já batido, viu aos 88 minutos o poste negar o golo de Carlitos. Cinco minutos depois, Aguinaldo, com um cabeceamento, obrigou Cherifia a desviar a bola para fora. Na sequência de um pontapé de canto, aos 94 minutos, Aguinaldo, de cabeça, dava os três pontos à equipa angolana. Este foi o nono desafio do Espérance de Tunis com as equipas angolanas, depois do Petro de Luanda para a Taça CAF (1997), 1º de Agosto na extinta Taça das Taças (1998), ASA na Liga dos Campeões (2003) e 1º de Agosto também na Liga dos Campeões (2013).

Em nove jogos, o Espérance de Tunis venceu sete, perdeu um, empatou um, marcou 16 golos e sofreu quatro. Com esta vitória, o Recreativo do Libolo comanda o grupo B, com três pontos. No próximo fim-de-semana, a formação do Kwanza-Sul joga na Costa do Marfim frente ao Sewe Sport. Um bom resultado, vitória ou empate, pode lançar a equipa angolana rumo às meias-finais.

Por:JA

Exit mobile version