Na 65.º edição do Congresso da FIFA, Joseph Blatter foi reeleito presidente da FIFA para os próximos quatro anos, iniciando deste modo o seu quinto mandato consecutivo na presidência da organização que tutela o futebol mundial.
O atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo à frente da entidade. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, quando o mandatário derrotou seu único concorrente, o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia. Blatter havia vencido o primeiro turno das eleições por 133 votos a 73. Com a ampla vantagem conseguida, apenas uma reviravolta improvável com a nova votação dos 206 países representantes daria a vitória ao seu concorrente, que não viu necessidade em realizar o segundo turno (no qual bastariam 104 votos a Blatter).
O suíço, de 79 anos, está no cargo desde 1998, quando sucedeu João Havelange. Sua gestão terá duração de mais quatro anos.
“Agradeço por me aceitarem pelos próximos quatro anos. Não vou desafiar vocês, mas temos de resolver problemas de organização dentro da Fifa. Precisamos de maior representatividade das federações, precisamos de mulheres, precisamos que as vozes repercutam na Fifa. Eu assumo a responsabilidade por trazer a Fifa de volta. Estou convencido de que faremos isso. Sou um homem persistente. Disse a vocês, gosto de vocês, gosto do meu trabalho, gosto de estar aqui. Não sou perfeito, ninguém é. Então, eu agradeço. Prometo a vocês, no fim do meu mandato, darei a Fifa ao meu sucessor em uma posição muito forte – afirmou Blatter logo depois da vitória.
Antes de Blatter, o candidato derrotado também se pronunciou. Ele agradeceu àqueles que votaram nele.
“Só quero agradecer a todos. Foi uma jornada maravilhosa. Quero agradecer, especialmente, aos que tiveram a coragem de votar em mim”, afirmou o príncipe Ali, antes de abandonar o Congresso. Depois do seu breve discurso foi abraçado por vários membros, inclusivé Michel Platini, presidente da UEFA.
Apesar dos pedidos para o adiamento das eleições, entre os quais da UEFA, devido aos escândalos de corrupção que abalaram o mundo do desporto durante esta semana e dos pedidos para que se demitisse do cargo, Blatter não recuou na decisão de se candidatar e conquistou agora o ‘título’ de 3.º presidente com mais anos à frente do organismo que tutela o futebol mundial, atrás de João Havelange (24 anos) e Jules Rimet (33 anos).
Blatter é o oitavo presidente da FIFA, tendo batido a concorrência de Ali bin Al-Hussein, depois de retiradas as candidaturas do português Luís Figo, Van Praag e Jérôme Champagne.