O jogo entre Erzurumspor e Ankaragucu, realizado recentemente pela segunda divisão turca, ficou marcado pelo gesto de Aykut Demir, o capitão de Erzurumspor que se recusou a usar uma camisa que continha mensagem de paz pela Ucrânia enquanto outros jogadores usavam durante a abertura da partida.
O caso teve uma grande repercussão nas redes sociais e o jogador justificou durante uma entrevista ao “Jornal Fanatik”, que a sua postura deve-se ao facto de existirem outros conflitos ao redor do mundo há muito mais tempo do que na Europa e que não têm ganhado destaque quanto a guerra na Ucrânia, para si, este é um acto de solidariedade.
“Milhares de pessoas morrem todos os dias no Oriente Médio. Eu também me sinto mal, partilho a dor de pessoas inocentes. Aqueles que ignoram a perseguição estão a fazer essas coisas quando isso acontece na Europa. Não gosto de usar essa camisa porque não foi feita para esses países – afirmou o jogador.
No entanto, Aykut Demir não se limitou à questão entre Israel e Palestina, mas citou também a guerras na Síria, Iêmen e Iraque, conflitos que causam milhares de mortes todos os anos, sem prazo para chegarem ao fim.