O jogador da selecção nacional angolana para amputados, João das Dores Chiquete, tornou-se o primeiro angolano a conquistar um título Internacional Europeu em termos de clubes. O internacional representou o Etimesgut Belediyesi Ampute Spor kalübü, na Super Liga Turca.
João das Dores Chiquete assinou contrato com o clube turco, em janeiro de 2020, e foi transferido para à Turquia, onde reside e representa a equipa. O jogador, tornou-se valioso após conduzir a selecção nacional de futebol para amputados ao mundial do México, em 2018, onde consagrou-se campeã.
Em 2o19, junto com os seus colegas conquistou pela primeira vez campeonato de futebol para muletas, derrotando a Nigéria por 2-o, no campo de São Filipe, cidade de Benguela, província que acolheu a competição. Estiveram na final, seis países, Nigéria, Tanzânia, Libéria, Camarões, Serra Leoa e Angola.
João das Dores Chiquete, é oriundo do bairro do Caboqueiro, Zona-2, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul. Jogou várias vezes descalço no Campo da Bumba e no Cine Sporting. Em 2016, por questões académicas, passou a residir na província do Huambo, aonde passou a representar o Misto do Huambo, a Seleção Nacional de Futebol para Amputados.
Por: Stela Quilalo