A Croácia qualificou-se nesta quarta-feira para a final do Mundial 2018, com um triunfo por 2-1 sobre a Inglaterra, em Moscovo, no prolongamento da meia-final. É a primeira vez que a selecção balcânica estará no jogo da decisão do título mundial, naquela que será uma desforra frente à França, depois de terem sido derrotados nas meias-finais do Mundial de 1998.
A cada fase que a Croácia avançava neste Mundial, a pergunta se repetia: vai superar a geração de 1998, que chegou ao terceiro lugar no Mundial da França? Nesta quarta-feira, a resposta veio. Com uma vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, após a terceira prorrogação seguida, a seleção xadrez desta vez não precisou dos pênaltis para se classificar para a primeira final da sua história, Mandukic fez o golo da virada no começo do segundo tempo do prolongamento.
Os britânicos conseguiram manter a vantagem durante mais de uma hora, mas a Croácia conseguiu chegar ao empate aos 68′, com Perisic a responder da melhor maneira a um cruzamento de Vrsaljko.
Trippier abriu o placar de falta no primeiro tempo, mas Perisic igualou no segundo. Agora, a Croácia vai enfrentar a França, neste domingo (15), em Moscovo, e vai tentar evitar o bicampeonato do adversário, e tentar colocar mais um campeão inédito na galeria do Mundial.
Um dia antes, Inglaterra cuja torcida cantou durante toda a Copa do Mundo “It is coming home” pelas ruas de Moscovo, vai ter que esperar mais um ciclo de quatro anos para tentar disputar uma final, e a Bélgica irão defrontar-se, em São Petersburgo, para decidir quem fica em terceiro lugar.