A ex-jogadora do Progresso Sambizanga e da Selecção Nacional Irene Gonçalves, que tem enveredado bastante esforço para ver o futebol feminino angolano alavancado e mais valorizado a nível nacional e internacional, vai ser homenageada, a partir deste sábado, 03 de Fevereiro até 02 de Março, com um torneio em Sub-17, com a participação de seis equipas, no campo da Jaya, Distrito Urbano do Benfica.
Conhecida como a “diva demolidora”, Irene Gonçalves, começou a dar os primeiros passos na modalidade no Mabo FC, e mais tarde representou o Progresso. Associação do Sambizanga (PAS) onde se notabilizou.
Irene, foi a primeira mulher a marcar um golo para Angola num torneio feminino do CAN. Também fez história no futebol feminino ao marcar 22 golos, num só jogo, naquilo que muitos dizem ter sido um recorde mundial, mas que não é reconhecido internacionalmente.
A antiga capitã da Selecção Sénior Feminina de Futebol, actualmente ocupa o cargo de coordenadora para o Futebol Feminino do 1.º de Agosto.
Numa organização do treinador Afonso Henriques, além de render tributo à Irene Gonçalves, o referido evento tem como objectivo dar maior número de partidas às atletas, uma vez que no escalão juvenil há poucos jogos a decorrer durante a época desportiva.