Independência financeira condiciona presença dos Palancas no CAN


O afastamento dos Palancas Negras da fase final da Taça de África das Nações (CAN) e do Campeonato do Mundo marcaram o futebol nacional, em 2021, devido à falta de independência financeira e de estrutura organizativa da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Nas eliminatórias para a fase final da 33ª edição do CAN, a decorrer nos Camarões, os Palancas Negras ocuparam a quarta e última posição do Grupo D, com quatro pontos, atrás dos  Simbas da República Democrática do Congo (RDC), no terceiro lugar, com nove.

Os Gambianos foram os primeiros classificados do grupo, com dez pontos, seguidos pelos Panteras do Gabão, também com dez, mas com desvantagem no coeficiente de golos.  Durante a campanha, Angola venceu o Gabão, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, mas para a sexta e última jornada, Angola perdeu com a Gâmbia a 25 de Março, por 1-0, no  Estádio da Independência, na cidade de Bakau.

Para a quarta jornada, a Selecção Nacional de Honras foi derrotada pelos  Simbas da RDC, por 0-1, no 11 de Novembro. Antes, Angola e RDC empataram sem golos no dia 14 de Novembro, no Estádio dos Mártires de Pentecôte, na cidade de Kinshasa, para a terceira jornada.

Na segunda jornada, os Palancas Negras perderam no dia 17 de Novembro de 2020, contra os Panteras do Gabão, por 1-2, no Estádio de Franceville. Com estes resultados, os Palancas Negras falharam o apuramento para a fase final do CAN, depois de oito presenças na competição, nomeadamente na África do Sul, em 1996, Burkina-Faso (1998), Egipto (2006), Ghana (2008), Angola (2010),  Guiné Equatorial/Gabão (2012), África do Sul (2013) e Egipto (2019).

Além da ausência no CAN, os Palancas Negras  falharam, também o apuramento para o Campeonato do Mundo, a decorrer de 21 de Novembro a 18 de Dezembro, no Qatar. A campanha angolana começou a 1 de Setembro, diante dos Faraós do Egipto com uma derrota, por 0-1, no Estádio 30 de Junho, na cidade do Cairo, referente à primeira jornada do Grupo F.

Na segunda jornada, Angola perdeu frente à Líbia, por 0-1, no 11 de Novembro, no mesmo recinto, os angolanos venceram a 8 de Outubro os gaboneses, por 3-1, para a terceira jornada. Os Palancas Negras deslocaram-se ao Gabão, a 11 de Outubro, onde perderam com os Panteras, por 0-2, no Estádio de Franceville, em jogo pontuável para a quarta jornada.

Na quinta ronda, Angola e Egipto empataram a dois golos a 12 de Novembro, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Para sexta e última jornada, a Selecção Nacional empatou a uma bola com a Líbia, na cidade de Benghazi.

Fonte: Jornal de Angola


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *