A seleção holandesa goleou hoje a Espanha por 5-1, após ter estado a perder frente à campeã do Mundo e bicampeã europeia, na primeira jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo de futebol de 2014.
Tudo parecia estar a correr na perfeição à Espanha quando Xabi Alonso marcou o primeiro golo. A “roja” estava a começar bem a defesa do seu título mundial, mas estava longe de pensar no que lhe iria acontecer no Arena Fonte Nova em Salvador. Começou a ganhar e acabou goleada pela Holanda por 5-1, em jogo a contar para o Grupo B.
Numa reedição da final do Mundial de 2010, a Espanha materializou o seu domínio inicial com um penálti convertido por Xabi Alonso aos 27′, depois de o árbitro ter considerado que De Vrij fez falta sobre Costa – parece haver um contacto, mas sem infracção.
A formação de Vicente del Bosque parecia ter o controlo, mas começou a derrapar quando Robin Van Persie respondeu com um espectacular mergulho a um cruzamento de Blind e fez o empate aos 44′.
Na segunda parte, só deu Holanda. Arjen Robben fez o 2-1 aos 53′; De Vrij fez o 3-1 aos 65′, num lance em que ficou por marcar uma falta sobre Casillas; depois Van Persie fez o seu segundo no jogo aos 72′, aproveitando um erro tremendo do guardião espanhol; e Robben fechou a contagem aos 80′.